Saiba quais as principais tendências fitness de 2018 segundo o ACSM (American College of Sports Medicine) e como implantá-las em sua academia!

Todo começo de ano é a mesma coisa: a procura por saber quais são as “tendências fitness do ano” cresce, tanto entre gestores de academia, quanto entre os alunos praticantes de atividade física. É importante atualizar os serviços que a academia oferece e adaptar a gestão da academia para aquilo que certamente terá grande procura durante o ano ao seu modelo de negócio.

Mas uma dúvida comum entre alguns donos de academia é: “Como vou conseguir saber o que será tendência em 2018?”. É justamente nisso que este artigo pode ajudar você. =)

Anualmente o American College of Sports Medicine - uma das instituições de maior relevância mundial no universo fitness - publica um estudo levantando quais serão as maiores tendências fitness para o ano.

Nos tópicos abaixo separamos as 3 tendências mais fortes apontadas pelo American College para 2018 e algumas dicas sobre como você pode utilizá-las em sua academia para atrair mais clientes. Confira:

 

1- HIIT - Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

Este tipo de treinamento - que envolve atividades intensas, feitas em curto espaço de tempo e com intervalos de descanso rápidos - já não é novidade na lista de tendências do ACSM, porém segue em alta nas academias mesmo com o passar dos anos.

A popularidade muito se deve aos resultados rápidos que a modalidade oferece, além da economia de tempo durante o treinamento, visto que as sessões duram, no máximo, 30 minutos.

Quais as vantagens de ter o HIIT na sua academia?

Começar a implementar a metodologia do HIIT em sua academia ou estúdio pode ser benéfico por diversas razões. A economia de tempo do cliente (afinal cada dia a vida das pessoas fica mais corrida) e também a possibilidade de atender mais gente em menos tempo são fatores que tem feito muitas empresas adaptarem seus métodos de treino e quadro de horários com opções seguindo esta tendência. Além disso, alguns outros pontos também são vantajosos:

 

  • A metodologia pode ser utilizada tanto em treinamentos individuais, quanto em aulas em grupo;
  • O HIIT é uma ótima pedida para academias com salas de ginástica ou espaços livres ociosos;
  • Mesmo que sua academia não tenha uma sala específica para aulas de grupo, é possível reservar um espaço sem equipamentos para essa aula;
  • Aumenta a capacidade de atendimento da academia;
  • Permite uma grande quantidade de aulas por conta do curto tempo de exercícios (Em média 20 minutos);
  • Não demanda grandes investimentos em novos equipamentos, pois é possível criar diversas opções de treino apenas com exercícios funcionais, utilizando acessórios ou somente o peso corporal.

    2- Aulas coletivas

As modalidades em grupo aparentemente estão retomando um caminho de crescimento, depois de algum tempo com a fama de que esta prática estava desaparecendo.

Segundo o ACSM, aulas coletivas sempre estiveram listadas como tendência fitness, porém apenas no ano passado que voltaram a aparecer no Top 20 (na 6ª posição) e para 2018 conquistaram o 2º lugar na lista, o que indica uma volta do interesse por esse tipo de atividade física.

Uma hipótese para essa retomada de crescimento é o resultado motivacional que o treino coletivo gera, visto que, às vezes treinar sozinho pode ser uma “âncora” para a força de vontade do cliente da sua academia, dependendo do perfil que sua empresa atende.

Além disso, o treinamento em grupo acaba aumentando o “efeito tribal” entre os clientes, criando uma comunidade, o que torna as pessoas mais engajadas com a academia e pode impactar positivamente nos resultados de fidelização.

 

O que considerar na hora de oferecer aulas coletivas na sua academia?

  • Estude bastante o perfil dos clientes que atende, para evitar montar aulas que não sejam do interesse deles.
  • Contrate professores qualificados, que entendam sobre técnica e também sobre relacionamento e motivação
  • Crie um espaço específico para as aulas em grupo, com estrutura suficiente para atender a quantidade de alunos planejada por aula
  • Estimule o senso de comunidade nestas atividades, para que o grupo se engaje entre si e com a academia. Assim a probabilidade de ter clientes fiéis aumenta exponencialmente. Frequentadores de aulas coletivas em geral são mais fidelizados do que os alunos de modalidades individuais.


    3- Tecnologia (Wearables e Aplicativos de Treino)

 

Esta é uma tendência que aparece no Top 10 do ACSM já há alguns anos, mas que as academias (especialmente no Brasil) ainda não aproveitam como deveriam. Utilizar Apps e outros acessórios tecnológicos para ajudar nos treinamentos é algo que impacta muito positivamente a experiência do cliente dentro da academia e também possibilita que ele “leve a academia” para onde estiver.

Além disso, a utilização de um Aplicativo de Treino ao invés de uma fichinha de musculação, por exemplo, é algo que torna o treino do cliente muito mais acessível e aumenta o contato diário dele com a academia, que pode consultar seus treinos e informações da academia de qualquer lugar.

Como fazer para ter um Aplicativo ou usar Wearables na minha academia?

  • Sobre o Aplicativo, o primeiro passo é enxergar como um investimento, não uma despesa. Ter um App da Academia valoriza muito a percepção do cliente.

  • Não é preciso criar o Aplicativo do zero. Alguns sistemas de gestão - como o GoFit =) - já oferecem planos com Aplicativo do Aluno incluído, sem gastos extras ou processos complicados de implantação

  • Não encare os Apps de Treino ou Wearables como concorrentes do seu treinamento. Busque formas de integrar as funcionalidades que esses recursos oferecem para ter informações mais ricas dos treinos de cada cliente.

 

Conclusão

Estas são as 3 principais tendências fitness que o mercado vai explorar em 2018. Fica evidente que a busca por resultados mais rápidos e mais motivação para treinar são algo que só cresce, seja por conta das metodologias ou das tecnologias utilizadas na academia.

Com essa informação nas mãos, é hora de pensar em como sua academia vai se adaptar para aproveitar o melhor destas tendências neste ano.

No Brasil, estas tendências estão acompanhadas de uma outra muito importante: uma possível melhora na economia, que vai provavelmente irá movimentar nosso mercado. Então aproveite essas dicas e faça um bom plano de ação para sua empresa aproveitar o embalo e prosperar.

Você também pode conferir as outras 17 tendências levantadas pelo ACSM no resultado completo do estudo - em inglês, AQUI 

 

E aproveite para conhecer e testar o GoFit por 15 dias gratuitamente!
É só clicar na imagem abaixo!