Gerir uma academia envolve desafios constantes: é preciso se preocupar desde a captação e fidelização de clientes, passando pelo gerenciamento de treinos e avaliações até questões de relacionamento, como aniversários e a frequência dos alunos. Com esse grande volume de tarefas, qual seria, então, a melhor forma de se organizar os processos de forma eficaz e ter uma visão geral das atividades da academia?

Confira, no post, de hoje tudo o que o CRM e a mobilidade trazem de novo e o que podem fazer pela excelência no atendimento ao aluno de sua academia. Vamos lá?

O que é o CRM?

A sigla CRM é a abreviação de Customer Relatioship Management, ou Gestão de Relacionamento com o cliente. A premissa básica do CRM é a de colocar o cliente no centro de todos os seus processos. Para isso, estabelece estratégias de fidelização, valendo-se desde soluções tecnológicas que integrem todos os setores da academia até a correta interpretação das informações coletadas pelo sistema.

O CRM é uma forma de solucionar e otimizar os processos da academia — como controle de aniversariantes, filtros, notificações, agenda, treinos, avaliações e status de fechamento de contratos. Isso proporciona o acesso a dados que revelam como atuar de forma acertada para prestar um atendimento de excelência, proporcionar a satisfação e fidelização dos alunos e ainda dispor de um sistema que permita controlar tudo isso.

Qual o impacto da mobilidade nas relações contemporâneas?

A mobilidade digital vem sendo chamada de “a verdadeira revolução tecnológica do século XXI”. A comunicação e a interação por meio dos dispositivos móveis tirou a exclusividade dos desktops (computadores convencionais) e influenciou fortemente a maneira com que as pessoas se relacionam e compartilham experiências a qualquer hora (textos, fotos, vídeos).

Prova disso são declarações de empresas como Yahoo e Facebook, que consideram que o futuro está nos dispositivos móveis, na personalização de serviços e também no uso em massa das redes sociais e aplicativos de comunicação, como Facebook, Instagram e Whatsapp.

Além das redes e dos dispositivos, outra tecnologia que impacta a mobilidade são as plataformas conhecidas como “nuvens”. Elas armazenam virtualmente as informações, tornando-as acessíveis a qualquer dispositivo e possibilitando maior rapidez no processamento de informações pelos computadores. Essa tendência, em breve, tornará obsoletos os computadores atuais, tornando os dispositivos futuros mais ágeis e mais baratos.

Como dialogam o CRM e a mobilidade?

Segundo uma pesquisa feita pelo Gartner Executive Program, a atração e a retenção de novos clientes é considerada a 4ª prioridade nos negócios. Por isso, a gestão da experiência do cliente vem sendo o foco das empresas em geral.

Aplicada ao segmento de fitness, CRM e mobilidade possibilitam, por exemplo, obter dados sobre a vivência do aluno dentro da academia, seu histórico de fichas e avaliações e, assim, medir seu grau de satisfação. Essas informações precisam ser monitoradas e avaliadas constantemente para permitir ações rápidas e acertadas. Portanto, há extrema importância de se ter acesso a tudo isso onde quer que se esteja, por meio de plataformas em nuvem e por dispositivos móveis.

Como o CRM e a mobilidade podem contribuir para a excelência no atendimento ao aluno?

A mobilidade deixou de ser uma tendência para figurar como realidade. Nenhuma academia que se preocupe com o bom atendimento ao aluno pode abrir mão das soluções que a CRM, a tecnologia e a mobilidade trazem, visto que é a forma mais eficaz de estar perto das demandas da academia e dos seus alunos a todo o tempo e em qualquer lugar.

Dessa forma, há benefícios não somente para o dono da academia, que pode gerir e resolver problemas imediatamente a partir do seu smartphone ou tablet, mas também para o aluno, que pode ter acesso a informações referentes a treinos e avaliações e ainda interagir com a academia por meio dos dispositivos móveis e aplicativos.

Você usa a mobilidade digital para interagir com seus alunos e gerir sua empresa? Já está dentro dessa nova realidade? Conte para a gente nos comentários!