Clientes inadimplentes: como reduzi-los?
Dentro do universo corporativo, um dos maiores desafios das academias é reduzir ou eliminar o número de clientes inadimplentes. Em tempos de economia enfraquecida, esse problema tende a ser mais recorrente para todos os setores, e isso faz com que os gestores tenham que traçar estratégias para controlar os pagamentos e não deixar que os clientes fiquem em débito por muito tempo.
Se a sua academia está preocupada com a inadimplência de seus alunos e quer reduzir esse índice, confira agora um guia com algumas soluções:
Utilize o débito recorrente
O nome pode não ser o mais popular, mas todo mundo conhece ou aplica essa forma de pagamento a algum produto ou serviço. O débito recorrente funciona como uma espécie de assinatura, ou seja, o seu estabelecimento faz a cobrança automatizada no cartão de crédito do cliente, igual ao procedimento adotado por grandes players do entretenimento digital, como o Netflix, Spotify, assinatura de revistas e a Sony Playstation. Para muitos clientes, a inserção do valor do serviço na fatura do cartão facilita o controle e tira a preocupação com mais um boleto a vencer.
Em termos financeiros, o débito recorrente ajuda os clientes pois ele não toma o limite do cartão. Vamos a um exemplo: se um aluno realiza matrícula em um plano anual que custa 100 reais por mês, ao fazer a matrícula e parcela no cartão, o cliente precisa dispor de 1.200 reais de limite de cartão para efetuar o negócio. No débito recorrente, o limite necessário é apenas o valor da matrícula, ou seja, 100 reais. Em uma comparação, isso significa que o cliente mantém disponível em sua conta os outros 1.100 reais do limite.
Outra grande vantagem desse sistema de pagamento é que ele pode ser aliado ao Go!Fit, fazendo com que os lançamentos sejam automatizados, o que reduz o tempo gasto com o controle das finanças.
Organize suas finanças para identificar os clientes inadimplentes
Em muitos casos, a inadimplência é mantida devido à falta de organização dos administradores em relação aos aspectos financeiros. Todo estabelecimento precisa ser organizar ao máximo para atender aos clientes com qualidade e também para obter bons resultados. Para isso, vale investir em softwares de gestão integrada, que são capazes de realizar relatórios financeiros detalhados e levantar informações como pagamentos em atraso.
Nem sempre os inadimplentes são clientes que não querem ou não podem pagar, muitas vezes a rotina atribulada faz com que o cliente se esqueça de seus outros compromissos e, por isso, é fundamental que a academia tenha um controle rígido das entradas financeiras e dos atrasos — até para que possa realizar as cobranças da melhor maneira possível.
Ofereça vantagens para os bons pagadores
Clientes que não atrasam pagamentos e que estão sempre em dia com as contas merecem o reconhecimento por parte da sua equipe. Ofereça vantagens para quem mantiver os pagamentos atualizados, pode ser um desconto para quem paga adiantado ou então um plano fidelidade que dê direito a brindes ou grandes promoções. Esse tipo de atitude agrada quem paga em dia e também outros clientes que tenham o mesmo perfil.
Esses são alguns passos que você pode aplicar em seu estabelecimento comercial para reduzir os índices de clientes inadimplentes. Quer ficar por dentro de mais dicas de gestão e soluções para a administração? Então assine nossa newsletter e aproveite as nossas dicas!
-
Evangelista Monteiro