Como atrair a terceira idade para a academia?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 9,7% dos brasileiros tinham mais de 60 anos no ano de 2004. Dez anos depois, em 2014, esse percentual já era de 13,7%. De acordo com as projeções, essa porcentagem alcançará a marca de 18,6%¨em 2030. Isso mesmo, m menos de 15 anos a terceira idade representará quase um quinto da população do Brasil.
Só para se ter uma ideia, de 2012 para cá, a expectativa de vida do brasileiro já aumentou em quase dois anos, sendo, hoje, de 75,2 anos de idade. E isso, é claro, não é à toa. Exigentes, antenados e constantemente preocupados com a saúde, os idosos estão procurando por novas formas de cuidar do corpo e da mente e frequentando, cada vez mais, as academias de ginástica.
Não acredita? Então, aqui vai mais um dado estatístico: de acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), do início da década de 2000 até o ano de 2010, o número de idosos que se matricularam em espaços destinados à prática de atividades físicas cresceu impressionantes 500%.
Por isso, se você deseja atrair novos clientes e aumentar a lucratividade da sua academia, continue lendo e confira a seguir 5 dicas infalíveis para focar nesse nicho de mercado tão promissor e conquistar de uma vez por todas a terceira idade.
Capacite a sua equipe
De nada adianta querer conquistar um novo segmento de mercado se a sua equipe não está preparada para recebê-lo no seu negócio!
Além de bom trato para lidar com o público da melhor idade (assunto que abordaremos na próxima dica), o educador físico precisará desenvolver programas de treinamento adequados às condições e limitações dos idosos, priorizando aspectos como o fortalecimento muscular e o ganho de flexibilidade.
Além disso, cabe ao profissional de Educação Física ficar sempre de olho nos aparelhos que estão sendo utilizados e na execução de cada um dos exercícios. Ao contrário do que acontece com os jovens, que se recuperam muito mais rapidamente de lesões, uma série mal executada pode ser mais do que suficiente para manter o idoso lesionado por muito tempo.
Trate-os de igual para igual
Na tentativa de atrair a terceira idade, um erro que muitos cometem é tratar os idosos de modo diferenciado, como se eles precisassem sempre de auxílio e estivessem, sempre, na iminência de tomar uma queda e se machucar.
Por melhor que seja a sua intenção, pare agora mesmo de fazer isso! Tratar o idoso de igual para igual é a melhor maneira de fazê-lo se sentir valorizado. Por isso, nada de agir como se a inteligência dos mais velhos fosse limitada e eles precisassem de explicações óbvias.
Mas, lembre-se: nada de ser grosseiro ou impaciente, hein? Caso perceba que o aluno ou aluna da academia não entendeu algo, explique novamente com calma até que não reste nenhuma dúvida. Eles certamente merecem o seu empenho!
Descomplique e adapte
Outra dica infalível para conquistar a terceira idade é descomplicar tudo aquilo que pode ser mais simples ou adaptado para o público mais idoso.
É o que acontece, por exemplo, com muitas fichas de inscrição e processos de matrícula. Em vez de utilizar uma fonte miudinha e encher a ficha de perguntas, por que não aumentar o tamanho da letra e resumi-la para que o vovô ou a vovó possam, sozinhos, preenchê-la?
Se possível, simplifique também a compra! Muitos idosos não são afeitos da tecnologia e podem precisar de algum auxílio na hora de usar o cartão de crédito ou débito.
Incentive a experimentação
Há quem diga que crianças e idosos têm muito em comum. E não é que é verdade? Assim como as crianças dizem não gostar de sabores que nunca sequer provaram, os mais maduros tendem a ser muito mais resistentes a tudo aquilo que desconhecem.
Por isso, fazer com que a terceira idade experimente um treino ou uma aula na academia pode ser a melhor forma de derrubar as barreiras do desconhecimento e conquistar verdadeiramente esse público.
Nessas horas, é essencial que você e a sua equipe estejam preparados para transmitir muita, mas muita segurança. Com o avançar da idade, é normal que as pessoas se tornem um pouco mais temerosas e tenham medo de errar ou de se machucar. Por isso, mostre que você está lá para ajudá-lo e que nada de ruim acontecerá.
Se você puder fazer aulas grupais só para idosos, melhor ainda! Nada mais confortador do que poder contar com o apoio de outras pessoas que estão na mesma situação que a gente, certo?
Faça parcerias e promova eventos
Em se tratando de atrair novos clientes, sobretudo a terceira idade, fazer parcerias e promover eventos são duas estratégias de marketing poderosíssimas para encher a sua academia.
Comece mapeando outros estabelecimentos comerciais que já têm uma boa presença entre o público da terceira idade. A partir daí, é só montar uma boa proposta de parceria e negociar. Há diversos negócios no mercado que concentram uma parte significativa desse público.
Por que não se tornar parceiro de uma loja e oferecer a todos os clientes acima de 60 anos um desconto? Além de ser interessante para a loja, que oferece benefícios para o seu cliente, a estratégia dará mais visibilidade à sua marca e ajudará a difundi-la em um meio que realmente interessa ao seu negócio.
Os eventos também são uma boa opção para se fortalecer nesse nicho de mercado. Para que a ação funcione, porém, é preciso levar em consideração o gosto dos idosos e oferecer opções de entretenimento realmente adequados à idade do seu público.
E, é claro, uma vez planejados os eventos, não deixe de usar as redes sociais! Mesmo que a terceira idade não esteja presente nela de forma mais massiva, o seu filho ou neto certamente estará e poderá, se impactado por uma boa comunicação, ser o principal responsável pela participação desse potencial cliente.
Gostou das nossas dicas? Está mais preparado para investir nesse nicho de mercado e conquistar a simpatia da terceira idade? Então, não deixe de compartilhar esse texto nas suas redes sociais!