Como é o mercado de pilates no Brasil?
Não muito tempo atrás, quem praticava atividades físicas, muitas vezes, estava preocupado apenas com a estética do corpo, peso e harmonia física – ou seja, o tão desejado corpo escultural. Contudo, esse cenário tem mudado drasticamente nos últimos 10 anos. Hoje, muitas pessoas procuram sair do sedentarismo para alcançar o bem-estar, saúde e equilíbrio físico e mental.
Essa transformação nas necessidades e valores das pessoas propiciou a ascensão, por exemplo, do pilates, método que trabalha desde força e flexibilidade até a diminuição das dores causadas pela má postura.
Dessa forma, os estúdios de pilates têm se espalhado pelas cidades. Porém, como esse movimento é recente, ainda há bastante espaço para empreendedores que desejam se profissionalizar e oferecer serviços de qualidade.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a história do pilates no Brasil, suas peculiaridades e, claro, as tendências desse mercado em expansão! Confira!
Pilates no Brasil: como tudo começou
O pilates chegou ao Brasil na década de 1990, com a bailarina Alice Becker, que introduziu o método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates em terras tupiniquins, mais precisamente em Salvador. A bailarina teve sua formação na Polestar Education, nos Estados Unidos, e, hoje, seu estúdio – Physio Pilates – é licenciado em toda a América Latina.
No início, apenas artistas, bailarinas e dançarinos se aventuravam no pilates, para potencializar seus treinos, melhorando a força e flexibilidade dos membros. Entretanto, com o passar do tempo, o pilates foi caindo no gosto daquelas pessoas que procuravam cuidar do corpo e da mente, melhorando sua qualidade de vida por meio de exercícios físicos.
Dessa forma, as academias começaram a perder espaço para os estúdios de pilates, por causa desse público diferenciado, que busca bem-estar e equilíbrio, mais do que um corpo escultural.
O crescimento do mercado de Pilates no Brasil
A multiplicação dos estúdios de pilates pelo país se deve, além da mudança de hábitos de parte da população, à divulgação do método e ao barateamento tanto dos cursos de formação, quanto dos equipamentos necessários para as aulas.
Estima-se que hoje existam mais de 15 milhões de pessoas praticantes de pilates em todo o mundo, sendo que o público-alvo é composto 80% por mulheres das classes A e B. Outra característica interessante do perfil é a fidelidade, que está ligada mais ao professor do que ao estúdio em si.
Neste ano, mesmo com a desaceleração da economia, o mercado de pilates tem crescimento estimado em 20%.
Tendências do segmento
E, como mercado aquecido é sinônimo de alta concorrência, no pilates não seria diferente. Para garantir a fidelidade dos clientes e o serviço de qualidade, é muito importante estar atento às tendências e novidades do segmento, além de investir constantemente em inovação e capacitação.
Inovação e diferenciação
O mercado passa por mudanças constantes. São novas técnicas, aparelhos diferentes para determinados objetivos. Por isso, esteja sempre atento às inovações do setor, afinal, num mercado tão competitivo, diferenciais e novidades podem ser a chave para a satisfação e fidelização de cliente e, claro, sucesso do negócio.
Professores capacitados
Como já é percebido por todo o setor, a qualidade das aulas de pilates está inteiramente relacionada aos instrutores que as ministram. Isso quer dizer que tão importante quanto garantir aparelhos de qualidade para execução dos exercícios é contratar profissionais habilitados e capacitados – podendo ser fisioterapeutas ou educadores físicos – com, pelo menos, 2 mil horas de experiência.
Lembre-se sempre: profissionalismo é a receita de sucesso no mercado fitness!
Embora o mercado de pilates no Brasil esteja bastante competitivo, existem boas margens de crescimento para as empresas que investirem em diferenciação e profissionalização. Cursos de atualização, feiras e palestras do setor são excelentes oportunidades para se inteirar das novidades e garantir a singularidade do seu negócio no mercado.
Precisando otimizar a gestão do seu estúdio de pilates? Saiba como os softwares online podem ser poderosos aliados nessa tarefa!