Investir na comunicação com o público é uma estratégia muito importante para qualquer tipo de negócio, nas mais diversas áreas de atuação. Para uma academia ou estúdio, uma boa imagem reforça a credibilidade, aumenta as chances de sucesso e contribui para a retenção de clientes. Por isso mesmo, ter a identidade visual adequada é fundamental.

Porém, não dá para fazer isso de qualquer maneira. É preciso entender bem o seu conceito e relacioná-lo com os valores que você quer passar. Se possível, também é bem interessante contar com uma boa ajuda profissional.

Confira o conteúdo a seguir e descubra um pouco mais sobre esse tema:

O conceito de identidade visual

O primeiro passo é preciso entender o conceito de identidade visual. Ela nada mais é do que um conjunto de elementos que representam visualmente algum local ou estabelecimento. Muitos fatores precisam ser considerados em sua criação, como a área de atuação, seus objetivos, sua missão, visão e até mesmo o posicionamento no mercado. É um símbolo perceptivo que deve agregar valor à marca que representa.

Muito mais do que criar um mero logotipo, montar a identidade visual requer escolhas certas de cores, fontes, traços e texturas, que precisam estar em perfeita consonância. Todos esses itens devem refletir o que a academia quer passar e agregar qualidade estética aos produtos ou serviços.

Além disso, a identidade visual deve estar presente em praticamente tudo o que for ligado ao negócio, especialmente no que tange as estratégias de marketing: materiais de divulgação, website, redes sociais, embalagens, eventos, promoções, pontos de atendimento e até na própria fachada.

Identidade visual e o engajamento de clientes

A identidade visual também ajuda a engajar os clientes e traz mais credibilidade. Negócios que atuam em áreas mais sérias do mercado, por exemplo, utilizam tonalidades mais neutras, estilo mais rebuscado e linguagem formal. Já estabelecimentos voltados para crianças, por exemplo, podem optar por uma gama de cores quentes e letras divertidas.

Todas as escolhas se baseiam na forma como a organização pretende se comunicar com o seu público e o segmento, na maneira pela qual ela deseja ser vista e lembrada. Observar o estilo dos clientes da sua academia e quais metas você deseja atingir é o grande segredo para investir nessa estratégia com sucesso.

Dicas para criar uma boa identidade visual

Conheça seu público-alvo

A primeira dica para criar uma boa identidade visual é conhecer muito bem o seu público-alvo. Isso não quer dizer que você precisa focar exclusivamente em uma determinada amostra de pessoas, mas sim que o seu negócio será mais conhecido e voltado para aquele segmento de clientes.

É possível ter uma boa ideia utilizando a base de dados da sua academia. Por meio das fichas de cadastro, observe a idade, localização, predominância de gênero, profissão e outros detalhes. Pesquisas específicas ou formulários com perguntas direcionadas também podem ajudar nessa tarefa.

Represente o seu negócio

O passo seguinte passa pelo próprio reconhecimento interno do negócio e de sua proposta no mercado. É fundamental que a identidade visual represente os valores, a missão e os objetivos da academia em curto, médio e longo prazos.

Essa estratégia deve agregar valor e trazer personalidade, gerando confiança e diferenciação perante a concorrência. É preciso que as pessoas identifiquem facilmente sua marca por causa da escolha de cores, fontes e pela sua própria simbologia.

Conte com auxílio profissional

Por fim, o suporte profissional é praticamente indispensável para criar uma boa identidade visual. Um especialista saberá promover a união certa das escolhas feitas em termos de design com a proposta que você deseja para a sua academia, criando um belo diferencial competitivo.

Você deve ser parte ativa desse processo, agendando reuniões e acompanhando os processos de decisão, mas também estando aberto para ouvir as opiniões e sugestões de quem realmente entende do assunto. Com uma boa dose de esforço — e alguma paciência —, é possível criar uma identidade visual incrível.

Entendeu a importância da identidade visual? Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

 

674cbc92eea36c49e4e9b7caae6e5d8ab2d2b07c508c18a3ddpimgpsh_fullsize_distr