Elaborar um contrato de prestação de serviços é extremamente importante para o segmento de academias. Isso porque este documento tem como objetivo mais do que assegurar a empresa, alunos e professores contratados quanto aos seus direitos e obrigações. Um bom contrato de prestação de serviços determina todas as condições e regras existentes no vínculo entre as partes, inclusive política de cancelamento, trancamento de planos e reposições de aulas. 

Mas, afinal, o que é um contrato de prestação de serviços? Este documento, nada mais é do que um acordo entre a empresa que oferece os serviços e o contratante que está recebendo o serviços prestados. Geralmente, a contratação é realizada de forma temporária, podendo haver a possibilidade de se renovar, automaticamente ou mediante interesse das partes. 

Acompanhe o post de hoje e entenda um pouco mais sobre o que é um contrato de prestação de serviços para academias e como elaborá-lo de acordo com seu negócio!

Academias: a importância do contrato de prestação de serviços

Hoje, a maioria das academias de ginástica ainda não oferece aos alunos um documento que oficializa a contratação. Isto acontece, muitas vezes, pela falta de conhecimento e prática acerca da importância de se elaborar um documento formal tanto para o ingresso de alunos, quanto para a contratação de professores. 

Fazer este documento pode evitar futuras dores de cabeça bem comuns nas academias como por exemplo as reposições de aula, trancamento e mudanças de planos e claro, os cancelamentos. Por isso, inclua no contrato todas as regras e condições exigidas tanto para a empresa, quanto para o contratado/contratante. Quando falamos da confirmação de alunos, é importante lembrar de incluir no documento o serviço a ser prestado pela academia e as circunstâncias para essa realização. São eles: horário de funcionamento, atividades incluídas e a frequência estabelecida no pacote contratado.

Investir neste tipo de documentação é o caminho mais certo e eficaz de evitar problemas futuros. Afinal, quando se tem tudo documentado, regras, condições e termos, fica bem mais fácil e claro, para todas as partes envolvidas, seus deveres e direitos, não é mesmo? Dessa forma, muitas das discussões e aborrecimentos desnecessários podem ser evitados! 

Como elaborar um Contrato de Prestação de Serviços

Procurar na Internet "modelos de contrato", somente te trará a sensação de estar protegido. O contrato não é apenas um pedaço de papel com informações padronizadas, mas sim um documento que deve ser redigido com muita cautela e montado por um profissional da área do Direito.

É de suma importância que consulte um advogado de sua confiança e procure apoio jurídico adequado para que o documento esteja correto e realmente proteja o seu negócio. 

Quais são as principais cláusulas que devem constar no contrato de prestação de serviços?

Existem algumas cláusulas que são primordiais de se ter neste tipo de documentação. São elas:

  • Definição do objeto da prestação de serviços; 
  • Prazo para a execução do trabalho contratado;
  • Definição dos encargos previdenciários e trabalhistas; 
  • Regras para rescisão contratual; 
  • Cláusulas de multa pelo cumprimento do contrato;
  • Foro para dirimir eventuais conflitos.

Outro fator fundamental é que o documento contenha o número de vias e ateste a presença de duas testemunhas. Fique atento!

Roteiro para a elaboração do contrato

Desenvolvemos um pequeno roteiro para auxiliar quem ainda não tem experiência com a elaboração desse tipo de documentação. Confira os itens e saiba o que deve conter na estrutura de um contrato de prestação de serviços!

  1. Qualificação das partes envolvidas no contrato, para que se possa identificar com facilidade os contratantes; 
  2. Objeto do contrato prestado;
  3. Obrigações do contratante;
  4. Obrigações do contratado;
  5. Preço e condição de pagamento;
  6. Reajuste;
  7. Despesas;
  8. Prazo de execução do serviço;
  9. Rescisão contratual;
  10. Multa;
  11. Condições gerais.

Seguindo este roteiro, produzir um contrato de prestação de serviços se torna mais simples. Contudo, é importante lembrar que, mesmo com esses recursos, é fundamental buscar ajuda de um profissional habilitado, para que não aja lacunas no documento, o que pode acarretar estresses futuros - e desnecessários-, tanto para contratado quanto para contratante.

Gostou das nossas dicas sobre a importância da elaboração do contrato de prestação de serviços? Confira as 5 estratégias de vendas que geram resultados e alcance o sucesso da sua academia!