Conduzir um empreendimento é uma missão complexa em qualquer segmento do mercado. No entanto, para quem atua na área de fitness, saúde e bem-estar, esse desafio pode ser ainda mais intenso e, por essa razão, você não deve abrir mão de contar com um CRM para academias.

Com esse sistema, seu negócio é administrado com mais facilidade, minimizando prejuízos e melhorando a experiência do cliente. Quer descobrir um pouco mais sobre esse tema e ver como o CRM pode ser a solução que você esperava? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir:

O que é o CRM para academia?

O primeiro passo para entender como o CRM para academia pode ser útil é compreender o seu conceito. A sigla deriva do inglês Customer Relationship Management que, numa tradução livre, pode ser entendido como a administração ou o gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Normalmente, esse termo é designado para definir um software de computador que pode oferecer diversas informações relevantes sobre o público e o próprio negócio em apenas um local, centralizando dados cruciais que podem (e devem) ser interpretados, conduzindo, assim,  melhor a gestão, as decisões e às escolhas dos administradores e gerentes.

O principal objetivo do programa é exatamente garantir que eles possam identificar com mais precisão as falhas e oportunidades que surgirem no funcionamento do estabelecimento, possibilitando saber como agir para satisfazer as demandas, necessidades, anseios e expectativas do público e do mercado.

Quais as vantagens do CRM para academia?

Feedbacks mais eficientes

O CRM para academia também permite um recolhimento mais eficiente de feedbacks dos próprios alunos, o que pode dar ao seu negócio a chance de classificar e organizar os clientes de acordo com suas preferências de aulas, críticas, sugestões, expectativas e até mesmo fases de treino, por exemplo.

Esses detalhes podem parecer simples num primeiro momento, mas o fato é que farão uma grande diferença na hora de designar novos horários, investir em estratégias diferentes ou até de contratar funcionários com determinadas especializações. Isso pode fazer maravilhas para estreitar o relacionamento e gerar mais empatia pela sua marca.

Marketing mais preciso

Uma das grandes vantagens do CRM para academia é que o programa pode ser muito útil na definição das ações de divulgação e de marketing. Pois, o sistema centraliza todas as informações disponíveis e relevantes, possibilitando que o gestor saiba melhor quais foram as estratégias que trouxeram mais alunos e quais tiveram o melhor custo-benefício.

Conhecendo os resultados obtidos e os níveis de satisfação do cliente, fica muito mais fácil definir qual o tipo de merchandising que mais combina com o seu público-alvo. Com interações e demandas devidamente registradas, você pode ter um desempenho muito melhor nas próximas tentativas.

Produção de relatórios

Por fim, vale lembrar que um dos diferenciais do CRM é que ele permite a produção de relatórios periódicos. Dessa maneira, fica muito mais fácil analisar os resultados obtidos, compreender quais são as ações mais efetivas e em quais áreas você deve realinhar as estratégias para um desempenho mais positivo.

Esse tipo de tática é fundamental e pode ser um tremendo diferencial competitivo, especialmente para quem deseja captar novos alunos e ampliar o alcance da marca no mercado.

Entendeu as vantagens do CRM para academia? Gostou do conteúdo? Então nos siga no Facebook e confira outras novidades em primeira mão!