Conheça 4 dicas práticas de gestão de academia
Uma boa gestão de academia necessita de vários cuidados para evitar erros que possam comprometer a manutenção do seu negócio no competitivo mercado, nesse artigo selecionamos 4 dicas para gestão de academia que você deve colocar em prática.
É importante lembrar que, apesar de fazer parte de um setor que só cresce no Brasil, existem empreendedores que cometem graves erros que podem até mesmo acarretar no fechamento da academia.
Para ajudá-lo a fugir desta estatística, elaboramos este post com quatro dicas imprescindíveis na gestão de academia. Quer conhecê-las? Então continue lendo este post!
4 dicas para gestão de academia que você precisa seguir
1. Tenha capital de giro
Quem está começando qualquer tipo de negócio precisa contar com capital de giro para funcionar, pelo menos, três meses no vermelho. Isso porque é muito difícil emplacar uma academia logo na inauguração.
Você terá que conquistar novos alunos, fidelizar os existentes e ainda pagar funcionários, aluguel, manutenção de aparelhos, investir em marketing — enfim, abrir as portas sem dinheiro disponível para os primeiros meses é como dar um tiro no pé.
Portanto, faça uma reserva para garantir os pagamentos das contas iniciais, com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro, sempre se baseando em um adequado planejamento orçamentário.
2. Automatize os processos
Introduzir sistemas de gestão nos processos internos da sua academia agiliza a vida dos alunos na execução das atividades.
A gestão integrada pode ser utilizada para apresentar plataformas com controle dos resultados e avanços conquistados pelos alunos nas rotinas de treinos.
Os sistemas também otimizam o tempo e ainda ajudam a simplificar as ações do dia a dia. Isso sem falar nas vantagens no setor financeiro, já que esses softwares podem contribuir no fechamento da folha de pagamento, nas estatísticas e no investimento para novas ações tanto de marketing quanto de melhorias internas.
3. Foque em um público-alvo
Focar os programas de treinamentos em determinados públicos é um diferencial para enfrentar a concorrência.
Dessa maneira, você pode investir em atividades voltadas para idosos em uma sala, mulheres em outra, jovens, enfim, crie produtos específicos para cada perfil, sempre respeitando as limitações físicas dos alunos.
Com isso, os professores poderão diversificar as opções da sua academia, estabelecendo um cronograma de atividades que se encaixe nas preferências dos diferentes tipos de pessoas. Trata-se de um bom atrativo!
4. Tenha um bom relacionamento com os clientes
De nada adiantará um bom planejamento financeiro e de ações se não houver um ponto primordial na gestão de academia: um saudável relacionamento com os alunos. O bom atendimento é fundamental para fidelizar os clientes, além de ser uma porta de entrada para novos alunos por meio do marketing boca a boca.
Por isso, capacite sempre o seu time de professores e crie um ambiente totalmente favorável à qualidade de vida de quem estiver malhando. Invista em campanhas internas, faça eventos diversos, como corridas de rua, por exemplo. O importante é levar o nome da sua academia para atividades externas, divulgando a marca.
Um dos principais termômetros sobre o sucesso da academia é justamente a opinião dos alunos. Por isso, lembre-se que a satisfação deles é uma das principais razões para a existência do seu negócio!
E a gestão da sua academia? Como anda? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais?