Diferencial competitivo para academia: Descubra como ter um e como isso te ajuda diante da sua concorrência.

Um dos maiores desafios de pequenas, médias e grandes academias é manter o cliente matriculado e assíduo. Como uma forma de se destacar no mercado e atrair mais pessoas às suas academias, muitos empresários e gestores estão apostando no diferencial competitivo para sair na frente da concorrência.

No entanto, antes de implementar qualquer estratégia em sua academia, é preciso entender quais são as bases para se criar um diferencial competitivo que esteja alinhado tanto com a academia, quanto com o perfil das pessoas que frequentam (ou frequentarão) o ambiente. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é diferencial competitivo?

Basicamente, diferencial competitivo é uma série de fatores que tornam sua academia única aos olhos dos consumidores e da concorrência. São os benefícios exclusivos que a sua empresa oferece para os clientes, e que os demais concorrentes não proporcionam. É, portanto, proporcionar uma experiência única a seu público-alvo, auto sustentável para a empresa e que, ainda por cima, seja difícil de ser copiado por outras academias.

Parece meio complicado, não é? Porém, a definição do diferencial de sua academia é um dos fatores determinantes para atrair mais clientes e otimizar os resultados de seu negócio. É preciso fazer um estudo sobre os hábitos de seus clientes e dos recursos da empresa, além de investimento, para criar uma identidade única no mercado.

Como criar diferencial competitivo em minha academia?

Invista em tecnologia

Atualmente, há várias ferramentas que podem auxiliar na gestão de sua academia, proporcionando uma experiência bem interessante para seus clientes. Ferramentas de gestão, onde os clientes podem acessar suas fichas na nuvem e consultar/alterar sua série de exercícios, já são uma realidade.

Busque diferenciais na tecnologia, levando em conta as facilidades e os benefícios que essas ferramentas poderão trazer para os clientes de sua academia.

Melhore o atendimento ao cliente

Mesmo que o atendimento de sua academia seja bom, é preciso manter em mente que uma das causas de desistências dos alunos é justamente a falta de motivação que eles sentem.

Portanto, é fundamental manter o cliente motivado e, através do atendimento personalizado, é possível acompanhar e guiar o consumidor a atingir todas as suas metas pessoais. Uma vez que ele esteja notando que está obtendo resultados, o cliente certamente estará motivado a continuar o programa e, assim, manter-se fiel à academia.

Diversifique as atividades oferecidas

Atualmente, aumentou bastante o número de pessoas que frequentam as academias atrás de saúde e um corpo bem definido. Isso incluí, também, a terceira idade! Pessoas com mais de 60 anos já formam um terço dos matriculados nas academias do país.

Olhando por esse prisma, vale a pena fazer um estudo regional e ver como essa demanda é atendida por seus concorrentes. Além disso, a dica é identificar algum público que não esteja sendo atendido pela concorrência e, então, estudar estratégias para atrair e conquistar essas pessoas.

Inove

É preciso manter a mente aberta e estar sujeito a mudanças para se criar um diferencial competitivo realmente eficaz. Além de investir em tecnologia, procure estudar o mercado para identificar quais são as maiores tendências e quais podem ser aplicadas em sua academia.

A criação de um diferencial competitivo para sua academia pode ser uma tarefa complexa, porém crucial e determinante para o sucesso da mesma. É preciso investir em ideias e ferramentas inovadores para se destacar no mercado. Pronto para alcançar ainda mais sucesso? Então, não perca nosso post sobre como usar eventos para captar novos alunos!