Conheça as 5 estratégias de vendas para a academias que farão o seu negócio crescer de verdade e conquistar muitos mais clientes!

De nada adiantará reduzir o preço para atrair clientes, afinal, se o valor aumentar, eles irão embora! Para ser assertivo nas vendas é importante desenvolver um planejamento estratégico que realmente trará resultados positivos para a academia e para sua equipe.

Um dos principais desafios enfrentados pela academia é fazer com que as pessoas conheçam e frequentem a academia. Diversos fatores podem influenciar na decisão, desde o preço até detalhes no atendimento. Então, para alavancar o número de clientes é de extrema importância deixar claro aos profissionais da academia a importância de cada um no resultado do cliente. Dessa forma, uma atitude de vendas consciente e eficiente permitirá a satisfação dos clientes e nos resultados da empresa.

Acompanhe 5 dicas que podem fazer toda a diferença em sua estratégia de vendas:

Organize um processo de vendas

A desorganização reflete no resultado das vendas e, geralmente, ele costuma ser negativo. Por conta disso, o processo de vendas bem definido, além de orientar e facilitar o trabalho da equipe comercial bem como do gestor, demonstra ao prospect organização e atenção.

Dessa maneira, cria-se um aspecto mais tangível ao prospect, pois ele percebe a qualidade da prestação de serviço, o que favorece a decisão de compra. 

Desenvolva profissionais

Um atleta olímpico tem a genética a seu favor, porém sem treino ele não conseguirá nenhum resultado significante. Seguindo esse raciocício, vendedores não nascem feitos. Vender é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida. 

Por isso, é fundamental investir na sua equipe de uma maneira organizada e constante. O treinamento começa com o curso de fim de semana e se perpetua e se consolida no dia a dia. 

O investimento na equipe garantirá retorno em resultados positivos para seu cliente, seu colaborador e sua empresa. Ao desenvolver os profissionais da academia, eles se sentirão valorizados pela oportunidade e conhecimento oferecidos e se empenharão naturalmente para trazer rendimentos expressivos.

Contribua para o foco da sua equipe

Quando não se sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Entretanto, o caminho pode ser tortuoso e cheio de buracos, o que causará danos para a empresa. Dessa forma, o ideal é ter um mapa para guiá-lo durante o percurso e evitar contratempos. 

Para não cair em armadilhas, estabeleça o objetivo a ser alcançado para que sua equipe trabalhe focada e busque a superação. A organização também contribui para unir as pessoas em prol de um resultado comum para que trabalhem focadas e se ajudem.

Cumpra o que você prometeu

Uma das estratégias de vendas fundamentais é que a equipe comercial deve ser facilitadora da satisfação de cada cliente. A partir da primeira visita de uma pessoa a sua academia, e mesmo depois que ela se tornou cliente, o foco da equipe de vendas deve ser acompanhá-la para saber se ela está alcançando os resultados esperados.

Com isso, o time de vendas contribui para que os clientes tenham boas experiências com a atividade física e, assim, permaneçam por mais tempo com você e também tragam amigos e familiares para a academia

Além disso, o gestor deve cobrar da equipe esse acompanhamento, pois somente assim ele saberá se a academia está cumprindo o que prometeu a cada cliente.

Desenvolva uma comunicação efetiva

Geralmente, as campanhas de comunicação de uma academia são baseadas em promoção de preço ou desconto. Porém, isso pode ser um “tiro no pé”, pois quem compra por conta do preço também sai pelo preço.

Dessa forma, uma vez que você reduz o preço para fazer uma venda específica, o retorno para o valor normal fará com que os clientes que pagaram menos abandonem a academia. Por isso, a comunicação efetiva é uma estratégia de venda essencial para gerar resultados positivos no caixa.

Então, é extremamente importante planejar a comunicação para agregar valor à sua academia e, para isso, deve-se comunicar conteúdo relevante aos diversos clientes da academia. Para ser certeiro nessa comunicação, desenvolva estratégias para cada grupo: idade, sexo e interesses em comum com temas importantes a cada grupo que você segmentar.