Saiba quais os principais erros que você não deve cometer na sua academia

Nos últimos 10 anos, o mercado fitness cresceu de forma exponencial no Brasil. Atualmente, o país possui 32 mil academias com 8 milhões de alunos no total, números que o colocam como a segunda maior potência do mundo no segmento, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas, como todo empreendimento, as academias sofrem com erros de gestão que podem arruinar bons negócios. Por isso, focar na gestão da academia é essencial.

Ao contrário do que as pessoas pensam, ter uma academia não significa apenas passar o dia em um estabelecimento cheio de gente bonita e bem-disposta. É necessário ter um plano de negócios, metas bem definidas, pessoal treinado e um ambiente sempre bem cuidado e propício à prática de esportes. 

Confira, abaixo, o que você deve evitar para que sua academia esteja sempre cheia de alunos: 

6 erros de gestão que você deve evitar na gestão da academia

1. Montar uma estrutura inicial cara

A montagem de uma academia exige um grande investimento financeiro. Uma boa bicicleta ergométrica, por exemplo, custa em torno de dois mil reais. Uma máquina flexora, pode chegar a 5 mil reais. Será preciso comprar mais de uma unidade desses aparelhos, e fora todos os outros investimentos necessários como pesos, aparelho de som, bebedouros, etc. Isso sem contar aluguel do espaço, decoração, despesas com pessoal e assim por diante. 

Portanto, é preciso calcular o investimento inicial projetando uma quantidade adequada de alunos para começar as aulas. Um erro comum cometido por donos de academias é investir muito dinheiro na estrutura e depois não conseguir matrículas suficientes para pagá-la.

O ideal é realizar um investimento em infraestrutura básica, calculando em quanto tempo será possível obter retorno. Após isso, pode-se montar um plano de investimento menor, a longo prazo, para ir aprimorando o ambiente e angariando mais alunos. 

2. Não realizar a gestão financeira 

Muitos donos de academia são formados em Educação Física e têm pouca, ou nenhuma paciência para trabalhar com números, contas, impostos e taxas. E qualquer dono de empresa que não sabe como anda a saúde financeira do seu negócio, tem dificuldades de agir preventivamente. Com isso, os problemas financeiros chegam sem dar aviso. 

Neste caso, o ideal é buscar softwares de gestão financeira, que são ferramentas fundamentais para auxiliar os empresários na gestão do negócio.

teste software para academia

3. Prestar um atendimento ruim aos clientes

Uma reclamação recorrente de frequentadores de academia é sobre a falta de um atendimento mais personalizado por parte dos professores. Atualmente existem os personal trainers, que se dedicam integralmente ao aluno que paga pelo serviço. Entretanto, não são muitos que têm condições financeiras para este gasto.

Portanto, é fundamental que a sua academia conte com professores atenciosos que demonstrem interesse em cuidar da saúde do aluno, orientando a forma como os exercícios são feitos e corrigindo erros em suas execuções. Isso fará toda a diferença na hora da renovação da matrícula. 

4. Não divulgar sua academia

Sua academia pode ser maravilhosa, mas sem divulgação você não atrairá muitos alunos. Atualmente, o marketing digital possibilita uma infinidade de possibilidades para a divulgação da sua marca e dos serviços prestados pela sua academia. 

Uma estratégia que vem sendo muito utilizada é planejar eventos especiais, com muita divulgação, para trazer alunos para a sua academia. 

5. Não saber ouvir críticas

Ninguém gosta de ser criticado, mas você pode tirar proveito das críticas para melhorar o serviço prestado. Seus alunos são os principais usuários da sua academia e se eles reclamam de algo, é porque provavelmente este item pode ser melhorado. 

Você pode colocar uma caixa de sugestões na sua academia, ou pedir sugestões de melhoria no perfil da rede social. Mas nunca deixe de ler todas. 

6. Não conhecer o mercado

Por ser um mercado em crescimento, as academias vêm apresentando novidades diariamente. São novas aulas, modalidades, maneiras de se exercitar. Não deixe de acompanhar tudo o que está acontecendo no mercado e tente sempre se antecipar as novidades. Os clientes estão super antenados e sempre em busca de coisas novas. 

Agora que você sabe quais são os erros de gestão mais comuns e como evitá-los, está na hora de conhecer as opções que vão fazer sua academia crescer ainda mais. Confira alguns motivos para investir na automatização de processos de gestão da sua academia!

 

cta-blog-tipo-rockcontent