Qualquer negócio requer a análise de indicadores de desempenho e isso também vale para as academias e estúdios. A partir dos indicadores, é possível saber se o caminho que você está trilhando é positivo, se os objetivos traçados estão sendo alcançados e se existem falhas que precisam ser ajustadas.

Mas quais indicadores são os mais adequados para a sua academia?

Tudo depende do que você procura, mas neste post vou te mostrar os principais indicadores utilizados na gestão de academias e estúdios que precisam estar no seu radar.

Ah! Os indicadores também podem ser chamados de KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho).

 

Indicadores de desempenho mais utilizados nas academias e estúdios

Para começar, é preciso entender que os indicadores fazem a mensuração de ações que você já realizou no seu negócio. Com os dados e informações, você pode tomar melhores decisões, que estejam de acordo com os objetivos e metas estabelecidos para o seu negócio.

Existem alguns indicadores que são mais indicados para academias e estúdios. Veja quais são eles:

 

Indicadores de produtividade

Nas academias, os KPIs de produtividade ajudam a verificar se os equipamentos atuais estão atendendo às demandas dos alunos, identificando a necessidade de adquirir novas máquinas.

Indicadores de qualidade

Esses KPIs identificam a satisfação dos alunos com os serviços prestados pela sua academia ou estúdio. Utilizar este tipo de indicador ajuda elevar a nível experiência que o aluno tem ao frequentar sua academia. 

Indicadores de lucratividade

Estes indicadores estão ligados a “GRANA”, o que entra e sai todos os dias do caixa da academia. Fazem parte destes indicadores o faturamento, o contas a receber, contas a pagar, o fluxo de caixa e lucratividade etc.

Utilizando estes KPI’s, é possível identificar se o negócio tem um custo elevado, e pensar em estratégias para reduzir os custos, por exemplo.

 

Outras dicas

Saindo dos indicadores tradicionais, também é preciso pensar em duas questões importantes:

Alunos

Os alunos vão garantir que o seu negócio continue funcionando. Por isso, é preciso conhecê-los bem, sabendo quais são seus objetivos (emagrecer, definir, ganhar músculos etc.).

Considerando esses objetivos, você deve fazer um acompanhamento com o aluno, mostrando sua evolução e fornecendo feedbacks que mostrem porque ele deve continuar na academia. Quando os resultados forem alcançados, divulgue-os. Isso incentiva o aluno e o deixa ainda mais motivado.

Nesse caso, usar o Net Promoter Score é uma boa ideia, porque ajuda a medir a satisfação dos alunos e identificar possíveis falhas que estejam ocorrendo no atendimento.

Colaboradores

Analisar como a sua equipe se sente também é importante para ter bons resultados na academia. Por isso, usar um indicador de performance é uma maneira de entender a entrega e os esforços empenhados pelo seu time no dia a dia.

Você pode adotá-lo diariamente, enviando uma pergunta e solicitando uma resposta de 0 a 10. Por exemplo: "qual nota você dá para o seu desempenho hoje?".

Comparando as respostas com outros indicadores e com o que é observado, é possível melhorar a liderança e estimular a cultura do feedback.

E você, gostou de conhecer os indicadores de desempenho para sua academia?

Se você quer saber mais sobre indicadores te recomendo um vídeo que o Peter Thomas gravou. Neste vídeo ele traz dicas sobre quais os indicadores de desempenho você pode utilizar na sua academia e as vantagens e desvantagens de cada um deles, para assistir basta clicar na imagem abaixo. ;)

 

ads-video-indicadores

674cbc92eea36c49e4e9b7caae6e5d8ab2d2b07c508c18a3ddpimgpsh_fullsize_distr