
Pilates para idosos: veja o que fazer para atendê-los da melhor forma
O seu estúdio está preparado para atender os idosos da melhor forma possível? Quando se trabalha com a terceira idade, alguns cuidados devem ser observados.
Nessa fase da vida o corpo humano está mais debilitado, dando sinais de envelhecimento. Sabemos que é comum ocorrer, por exemplo, perda de massa óssea e muscular, fraqueza, cansaço, dores no corpo, má postura e falta de equilíbrio.
Uma das atividades preferidas por esse público para manter o bem-estar e a saúde em dia é o pilates para idosos e, por isso, esse segmento vem crescendo muito no mercado.
Contudo, um estúdio de pilates para idosos necessita de atenção diferenciada. Então, neste post, vamos dar dicas para você atender da melhor maneira possível esse aluno, oferecendo ótimas condições a ele. Acompanhe!
Conheça os melhores exercícios e ofereça ao idoso qualidade de vida
Investir em cursos e aprender os melhores exercícios para os idosos é fundamental para proporcionar as melhores aulas a eles. Atividades rotineiras, como vestir uma peça de roupa, amarrar os sapatos ou carregar compras de supermercado podem ser difíceis de serem executadas pela terceira idade.
Por isso, é importante repassar exercícios que estimulem esses movimentos e trabalhem fortaleçam essas musculaturas, melhorando a qualidade de vida do aluno. Além disso, é possível trabalhar com incentivos mentais, fazendo o idoso decorar as sequencias de exercícios e contar as repetições.
Ofereça ao seu cliente uma experiência inesquecível. Não há nada melhor para as pessoas que viveram muitos anos, realizando todas as tarefas, que consigam voltar a fazer atividades as quais estavam acostumadas.
Prepare o espaço de pilates para idosos
Um estúdio de pilates preparado para receber idosos deve ser adaptado a eles, diferenciando-se do comum. O local precisa ser arejado, calmo, agradável e com boa música. Além disso, é necessário ter banheiros limpos, bebedouros e, se possível, estacionamento.
Como o aluno faz parte da terceira idade, é preciso cuidar da disposição dos objetos. Procure mantê-los guardados, deixando as áreas de passagem livres, facilitando a locomoção e evitando quedas.
Não utilize tapetes escorregadios, não deixe que os idosos usem meias sem antiderrapantes e opte por quinas arredondadas. Sinalize bem os degraus. Sempre que possível adicione rampas e obrigatoriamente coloque corrimão em todas as descidas.
Invista em aparelhos e equipamentos específicos
Quando for comprar os aparelhos, prefira sempre os de maior qualidade. Ao trabalhar com a terceira idade, é importante ter em mente as limitações físicas que alguns alunos podem apresentar. Por isso tenha muita atenção com aparelhos que possam causar lesões ou outros tipos de problemas.
Confira se o produto a ser adquirido possui redutor de impacto, boa flexibilidade, e diversas opções de níveis de força. Escolha marcas conhecidas, e atente também, para as exigências ergonômicas de cada um deles.
Preze pela segurança
Alunos com idade avançada podem apresentar problemas de saúde mais frequentemente do que em outras faixas etárias. Por esse motivo, antes de iniciar as aulas, exija sempre um atestado médico, comprovando que aquela pessoa está apta a praticar esportes.
Outro requisito importante é contratar um serviço de emergência. Não se esqueça de deixar o telefone da ambulância sempre à mão, assim como aparelhos e remédios de primeiros socorros.
O mercado fitness para a terceira idade está em expansão. Cada vez mais, os idosos procuram fisioterapeutas especializados em exercícios voltados as suas necessidades. O pilates para idosos está em alta, não deixe o seu estúdio de fora!
Preste atenção nas nossas dicas e ofereça o melhor aos seus alunos. A satisfação deles deve sempre estar em primeiro lugar! Para ficar por dentro de mais novidades, curta a nossa página no Facebook e nos siga no Google+.