A administração de qualquer negócio é uma tarefa árdua, e quando pensamos em academias, a situação não é diferente. Esse tipo de empreendimento envolve diversas pessoas e variáveis, o que torna o planejamento financeiro ainda mais fundamental.

Estar bem preparado e tomar decisões embasadas é importante para evitar surpresas desagradáveis e também para poder ter mais lastro para o desenvolvimento. Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então confira o conteúdo a seguir!

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro pode ser entendido como um processo de organização da situação econômica de um negócio, feito a partir do reconhecimento dos detalhes administrativos de gastos, receitas e investimentos. A partir disso, os gestores podem partir para a determinação dos principais objetivos e de possíveis caminhos para alcançá-los.   

Em outras palavras, é uma identificação e projeção de receitas e despesas que tem por finalidade indicar a real conjuntura do caixa e definir quanto de dinheiro está disponível e, dessa forma, direcionar melhor o seu uso.

Qual a importância do planejamento financeiro?

Com um planejamento financeiro bem-feito, o gestor pode organizar todos os aspectos do negócio para que ele possa crescer e se desenvolver de forma sustentável e compatível com a sua situação econômica. Dessa maneira, ele pode evitar apuros em caso de imprevistos, verificando os gastos e despesas que podem ser cortados ou diminuídos.

Com essa ferramenta, também é mais fácil entender melhor os resultados, traçar objetivos alcançáveis, controlar rigidamente as entradas e saídas de recursos e abordar seu orçamento de forma mais dinâmica e eficiente. Ou seja, ter um planejamento financeiro é um expediente de grande importância não apenas para a evolução da sua academia, mas para a própria existência dela.

Dicas para um bom planejamento financeiro

Organize a sua academia ou estúdio

O primeiro passo para um bom planejamento financeiro consiste em organizar a sua academia. Um negócio bagunçado invariavelmente terá que arcar com perdas e prejuízos inesperados, o que acabará minando o orçamento e afundando qualquer plano de sustentabilidade.

Para fazer isso do melhor jeito, converse com os seus colaboradores e marque reuniões periódicas. Procure se inteirar de tudo o que acontece e peça que informem a direção de todos os problemas. Procure estabelecer práticas que o abasteçam com informações precisas e valiosas sobre o funcionamento, pois assim você tem muito mais controle.

Conheça sua situação econômica  

O passo seguinte é conhecer a fundo a sua situação econômica. Procure identificar não apenas as despesas com pessoas e as receitas dos alunos, mas também todos os detalhes, como preços de aulas, taxa de inadimplência, gastos de manutenção, perdas com impostos e custos eventuais.

Adote o saudável hábito de registrar as entradas e saídas de caixa e analisar esses dados para que as suas ações sejam baseadas em informações detalhadas, completas e realistas.

Aposte em um software de gestão

Por fim, quem deseja aprimorar a administração da academia ou do estúdio não pode deixar a tecnologia de fora. Dentro desse contexto, um software de gestão pode ajudar bastante na otimização das suas finanças.

Com um programa desse tipo você tem uma visão mais integrada do seu negócio e centraliza os mais variados dados em um só local. Você poderá acessar contas a pagar, mensalidades a receber, saldo disponível e histórico econômico em pouco cliques.

Entendeu a importância de um planejamento financeiro para a sua academia? Gostou do conteúdo? Então siga os perfis do GoFit no Facebook e no Google Plus e fique por dentro de nossas novidades.