O pilates vem ganhando cada vez mais adeptos, por se tratar de uma série de exercícios suaves e de poucas repetições, que melhoram seu condicionamento físico e mental. Dentre seus benefícios estão o fortalecimento corporal de forma ampla, equilíbrio, coordenação motora e diminuição do stress.

Está interessado na prática e quer abrir seu próprio negócio? Veja neste post quais são os equipamentos básicos e essenciais que todo estúdio de pilates deve ter!

Cadillac

Também conhecido como trapézio ou rack, o aparelho é uma peça chave para os estúdios de pilates. Possui molas de resistências variadas, fuzis para pés, trapézio e barra móvel, o que permite uma diversidade de exercícios: são mais de oitenta modalidades! Não é à toa que seu nome foi dado ao ser comparado com o carro Cadillac, o qual possuía inúmeros acessórios para utilidades.

Os exercícios do aparelho proporcionam fortalecimento dos músculos do centro de força, tonificação muscular dos membros inferiores e superiores, flexibilidade, dentre outros benefícios.

Wall Unit

O Wall Unit é a solução para estúdios de pilates que têm um espaço compacto. Projetado para ser fixado na parede, ele é recomendado para exercitar as costas do paciente, aliviando problemas como dores nas costas, hérnias de disco e desvios posturais.

Outra vantagem do equipamento é poder realizar alguns dos exercícios feitos no Cadillac, tornando-o perfeito para estúdios que ainda estão começando ou não têm espaço suficiente para os dois aparelhos.

Reformer

Outro aparelho importante é o Reformer que, por meio de uma prancha deslizável, permite a realização de exercícios nas posições de pé, sentado, ajoelhado e deitado.

Suas molas de resistência permitem alterar a intensidade dos exercícios, possibilitando o uso a pessoas com diferentes tônus musculares. Além disso, é possível acrescentar outros elementos para intensificar os exercícios, como uma bola.

Combo Chair

Tal aparelho se assemelha ao formato de uma cadeira, possuindo duas estruturas de apoio, que são intensificadas por molas e duas barras de suporte. É possível realizar movimentos em pé, sentado e deitado, só apoiando a barriga.

O Combo Chair é utilizado para fortalecimento muscular, equilíbrio, alongamento e flexibilidade. Além disso, é muito indicado para quem possui problemas posturais.

Ladder Barrel

O Ladder Barrel consiste em uma parte de barras fixas, assemelhando-se a uma escada, conectada a um barril com estofado. Apesar de não possuir molas e barras móveis como os outros aparelhos, é muito bom para fortalecimento e flexibilidade, beneficiando especialmente a região da coluna vertebral. Também pode ser usado para alongamento e relaxamento muscular.

Plank

Simples e versátil, este novo aparelho em formato de prancha permite centenas de exercícios focados em desenvolver resistência e reabilitação de músculos e articulações. É leve e fácil de transportar, tornando-o perfeito para sessões de pilates residenciais.

Neste texto, vimos alguns dos aparelhos que não podem ficar de fora do seu estúdio de pilates. Práticos e versáteis, eles permitem uma ampla gama de exercícios e possibilitam atender a vários clientes e necessidades. Adquira já os seus equipamentos para tornar seu estúdio ainda melhor!

Gostou do artigo? Compartilhe as novidades com seus amigos nas redes sociais!

 

Gestao de Estduio