Desenvolver um plano de negócios eficiente significa mais do que organizar as ações para o futuro. Muito mais do que isso, ele permite antecipar problemas e evitar situações que podem causar prejuízos dentro da organização, assim como facilitar a elaboração de estratégias. Além disso, ele é capaz de agir sobre diferentes frentes, oferecendo a oportunidade de alcançar objetivos, tornando a gestão financeira mais eficiente.

Sendo assim, saiba mais sobre o plano de negócios e veja como ele pode fazer a diferença dentro da sua academia.

O plano de negócios

Se para construir uma casa é preciso fazer um planejamento adequado, de modo a evitar infortúnios, para que a sua academia tenha sucesso, ainda é mais importante que o plano de negócios seja muito bem elaborado.

Empreender é algo que só pode dar certo se houver uma organização adequada das ideias que se pretende implantar. E para organizá-las é que existe o chamado plano de negócios.

O plano de negócio nada mais é do que um documento onde constam os objetivos do seu empreendimento, no caso, a academia, bem como os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam realizados, de maneira a minimizar riscos e incertezas. Assim é possível identificar possíveis erros, antes de cometê-los, quando a atividade estiver sendo exercida.

Os principais pontos que devem estar presentes no planejamento

Um bom plano deve fazer um relato sucinto sobre o universo do negócio, ao identificar suas características mais relevantes. Entre elas estão:

  • atividade;

  • produtos ou serviços oferecidos;

  • principais clientes;

  • localização da academia;

  • montante investido;

  • faturamento mensal previsto;

  • lucro previsto;

  • tempo de retorno do capital inicial.

O passo a passo para fazer um plano de negócio

A estrutura básica do plano de negócios deve seguir uma lógica que permite que qualquer pessoa compreenda os objetivos da sua academia, sua forma de organização, bem como produtos e serviços que oferece, o mercado em que atua, qual a sua estratégia de marketing e a sua situação financeira. 

Controle executivo

Comece elaborando um sumário executivo, onde você resume pontos importantes do seu plano, com breve descrição da academia, diferenciais competitivos, missão, perfil dos empreendedores, produtos e serviços, mercado onde atua, localização, investimento inicial, forma jurídica e regime tributário. Tudo isso em, no máximo, duas páginas.

Análise de mercado

Na análise de mercado você identifica se há lugar para o que sua academia oferece no mercado e qual o seu nicho ideal.

Plano de marketing

Aqui você descreve seus produtos e serviços, seus diferenciais em relação à concorrência e a forma de divulgação da academia.

Plano operacional

Descreva como pretende desenvolver seus produtos ou serviços e comercializá-los.

Plano financeiro

Aponte o faturamento mínimo para a academia não ter prejuízo e o tempo necessário para recuperação do capital inicial, assim como, a lucratividade da academia.

Organize seu crescimento: elabore um bom plano de negócios!

Enfim, para organizar sua gestão e preparar sua equipe para o trabalho, é preciso garantir um planejamento adequado. Sendo assim, desenvolva seu plano de negócios de maneira eficiente e fique sempre de olho em seus pontos principais para evitar problemas no futuro. Isso certamente ajudará você e seu empreendimento a alcançar sucesso maior e em menos tempo.

Gostou das nosso artigo sobre a importância do plano de negócios? Compartilhe essas informações com seus amigos por meio das redes sociais!