A Accenture divulgou o relatório que aponta seis tendências de TI para os negócios. Os pontos levantados servem para que as empresas sigam as inovações exigidas pelo mercado nos próximos três anos.

O estudo Accenture Tecnology Vision 2014 diz ainda que empresas líderes já experimentam ações de social media, mobile e cloud computing. Caso as empresas não sigam as tendências estratégicas digitais para melhorar o negócio, a companhia será “engolida” pelos concorrentes, alerta a consultoria.

As seis tendências tecnológicas para o negócio são:

1- Expandir os limites da inteligência

O mundo está online e mais do que a internet das coisas, há uma nova forma de lidar com os consumidores para elevar os níveis de interações. O ponto de convergência entre o meio digital e o físico é que as interfaces inteligentes permitem informar decisões para expandir fronteiras. A conexão em tempo real permite que máquinas e pessoas ajam e reajam rapidamente e mais inteligente.

2- Da força de trabalho para o crowdsource

As empresas estão usando o crowdsource (modelo de produção que usa a inteligência coletiva para chegar a soluções) para criar e expandir a força de trabalho com pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores. De acordo com o relatório, as empresas que fizerem isso bem serão mais perspicazes junto a seus clientes, na inovação de produtos e serviços. Assim, aumentarão a agilidade para responder a desafios no panorama tecnológico.

3- Fazer os dados circularem

Os dados são a vida das organizações digitais modernas. O desafio, porém, é administrá-los para que sejam integrados. De acordo com a Accenture, as companhias que já fazem uso dessa informação não coletam apenas os dados, elas desenham seu sistema para captar os dados certos.

4- Aproveitamento da hiper-escala e da volta do hardware

Com o aumento da procura por data centers maiores e mais rápidos, o mundo do hardware é uma espécie de incubadora de inovação, aumentando a eficiência e reduzindo custos. Seus benefícios significam mais do que transformar uma empresa em um negócio digital. O estudo completa que o hardware será a verdadeira vantagem estratégica.

5- Competência do software é fundamental

Outra tendência estratégica apontada pela consultoria é que as empresas estão adotando aplicativos móveis (app) para garantir agilidade operacional, o que está revolucionando a forma como as empresas estão trabalhando. As companhias devem definir os responsáveis por cuidar dos softwares, ressalta a consultoria, uma vez que o software está se tornando uma competência fundamental para qualquer organização.

6- Arquitetura para a resiliência

Na era digital espera-se que os negócios suportem as demandas ininterruptas dos processos, dos serviços e dos sistemas. A equipe de TI deve garantir que os sistemas sejam dinâmicos, acessíveis e contínuos. Além disso, deve estar preparado para suportar falhas e ataques no sistema e não somente dar atenção ao design com base em especificações técnicas.