Nas academias espalhadas pelo Brasil é comum a venda de planos fechados, sejam de curto, médio e longo prazo. Durante o planejamento do que vender, é comum que algumas dúvidas rondem esse assunto e se esse tipo de abordagem é benéfica ou não para a academia.

Por conta disso, ouvimos dois consultores de academia para entender quais são as vantagens e as desvantagens dos planos de curto, médio e longo prazo.

Vantagens dos planos de curto, médio e longo prazo

O consultor de academia Carlos Virtuoso afirma que não vê vantagens na implantação e na venda dos planos de curto, médio e longo prazo. Para ele, as academias devem investir na fidelização de clientes de uma maneira estratégica e diferenciada.

“Hoje as academias têm pouco diferencial. Não é um aparelho mais caro que vai diferenciar. Com os planos, as pessoas ficam amarradas e se sentem na obrigatoriedade de pagar para não ficar com o nome sujo no Serasa e SPC. As academias têm que criar ambientes de negócio, de leitura, e ser o terceiro lugar que a pessoa passa mais tempo, depois da casa e do trabalho”, afirma Carlos.

Já para o consultor de academia Marco Túlio Pimenta, as vantagens dos planos estão apenas nos contratados a médio e longo prazo. 

“O motivo é muito simples: com eles a academia pode projetar adequadamente seu fluxo de caixa, identificar o saldo mínimo de caixa e as operações financeiras. Esses três elementos citados constituem o planejamento financeiro em si. Quanto mais longo o plano, maior a precisão desses três elementos, que contribuem para a consolidação financeira da academia”, diz Marco.

teste software para academia

Desvantagens dos planos de curto, médio e longo prazo

De acordo com Carlos, os planos de curto, médio e longo prazo têm como desvantagem inibir e constranger indiretamente as pessoas que não possuem cheque para pagar e, com isso, afastam os clientes da academia.

Enquanto que para Marco Túlio as desvantagens com os planos de curto prazo estão relacionadas ao pequeno período contratado pelo cliente. 

“Obviamente que um plano de curto prazo é melhor do que o pagamento da mensalidade, mês a mês. Contudo, se o horizonte do fluxo de caixa for de um ano ou mais, os planos de curto prazo geram incertezas no planejamento futuro, uma vez que o gestor não tem certeza que os clientes renovarão seus planos no futuro”, afirma o consultor.

Ainda de acordo com o consultor, os planos de longo prazo também podem representar uma desvantagem para a academia, por conta da demora em reajustar os valores pagos pelos clientes.

“Os planos de longo prazo têm como desvantagem o período demorado para o reajuste e/ou aumento dos preços. Se o gestor financeiro não projetar essas possíveis perdas, os planos de longo prazo podem até assegurar que o cliente permaneça na academia, porém, não serão garantias de um fluxo de caixa saudável”, finaliza Marco.