Desvende as principais miragens sobre a dificuldade de oferecer um aplicativo de treino para alunos de academias e estúdios

Um aplicativo de treino ainda é visto como um item de luxo por muitos gestores, principalmente de pequenas academias, mas isso é realmente um fato ou o aplicativo se tornou um recurso acessível para todo tipo de academia?

Criamos esse texto para levantar os 5 principais mitos sobre aplicativos em academias e mostrar para os gestores o quanto vale a pena investir nessa tecnologia (e que o custo é muito menor do que parece)


MITO 1: MINHA ACADEMIA É PEQUENA PARA TER UM APLICATIVO

Independente do tamanho da sua academia ou estúdio, a prioridade deve ser a fidelização de seus alunos e isso não será possível se você não se adaptar às constantes mudanças no mercado

Lembre-se: Não se adaptar às mudanças pode ser o fim de qualquer negócio.

Muitas pessoas preferem locais menores para treinar, mas sentem falta das opções que as grandes academias trazem, como os recursos tecnológicos, por exemplo.

Por isso, pensar em um aplicativo integrado a um sistema de gestão gera diferencial para sua academia, e faz com que neste quesito ela fique equiparada com as grandes redes e mostre maior valor que academias concorrentes na região.


MITO 2: NÃO FARÁ MUITA DIFERENÇA NA VIDA DO MEU CLIENTE

Um aplicativo na sua academia permite novas funcionalidades que facilitarão a vida do gestor e do aluno. Por exemplo, cobrança de plano, onde o aluno com pagamento em atraso ou com vencimento de plano próximo, receberá uma notificação diretamente no celular e pode acompanhar o status do seu plano sempre que quiser. Isso pode ser um fator que diminui a inadimplência e aumenta sua retenção, pois com uma comunicação mais eficiente entre aluno-academia, esses fatores melhoram.

E se sua academia é pequena, você deve saber que muitas vezes a cobrança pode ser um momento constrangedor. Utilizando os recursos de mensagem no app, esse mal estar é minimizado.

Outra grande diferença é o acesso ao treino, que pode ser feito a qualquer momento, de onde o aluno estiver. Isso aproxima o aluno da academia, aumenta sua interação com a empresa e economiza tempo tanto do seu aluno quanto da sua equipe.

 

MITO 3: VAI COMPLICAR A VIDA DO ALUNO

Independente do propósito, um aplicativo é criado para ser intuitivo e fácil de usar. Diversos testes são feitos para que a usabilidade fique do jeito que o público-alvo necessita, logo, complicar a vida do aluno é a última coisa que um aplicativo vai fazer.

Repare na quantidade de pessoas treinando na sua academia e quantas não estão com celular.
O item mais importante no dia a dia de uma pessoa é,  hoje provavelmente é o celular.

Se você sabe que não vai tirar a pessoa do celular por causa da academia, coloque a academia dentro do celular dela.

Com um app da academia, o aluno terá a ficha de treino na palma da mão, receberá notificações importantes no dia a dia, e terá mais um canal de interação com a academia. 

Muitos gestores se incomodam com o uso excessivo do celular durante os treinos, mas o melhor caminho é pensar no telefone como um aliado da academia, não como um inimigo.

 

MITO 4: NINGUÉM VAI MEXER

Muito pelo contrário! A interatividade do aplicativo com seus alunos é muito fácil, pois eles terão diversas funcionalidades concentradas em um lugar só.

Ele poderá ver a situação do plano, além de receber notificações importantes da sua academia.

Essas notificações possibilitam o gestor enviar diversos anúncios ao aluno, facilitando e a comunicação que geralmente acontece por boca a boca de equipe e alunos.

Imagine um aluno só descobrir que a piscina está em manutenção quando chegar na academia. Se ele tivesse recebido uma notificação no aplicativo, ele levaria uma roupa de treino e não sunga, óculos e touca.

A fim de evitar esses contratempos, o aluno sentirá a necessidade de acessar o aplicativo diariamente.

Além disso, você pode criar campanhas de divulgação da nova funcionalidade (o app do GoFit, por exemplo, tem um Kit Completo de divulgação), incentivar o uso e usar a novidade como assunto que mostre o quanto sua academia está sempre preocupada em trazer as melhores novidades para seus clientes. Isso gera assunto entre os alunos e valor agregado para sua empresa.

Curiosidade:
Academias que implantaram aplicativos tem resultado de quase 100% de interação entre os alunos, o que mostra que não tê-lo é um atraso no seu negócio.

MITO 5: CUSTA CARO

Este provalmente seja o maior dos mitos quando falamos de aplicativos para academias.  Alguns anos atrás, poderíamos dizer que fazer um aplicativo era um luxo caro e não poderia ser aplicado em pequenas academias, ou academias com pouco dinheiro disponível para investir.

Mas o avanço tecnológico abriu portas para preços muito mais acessíveis nos dias de hoje. É um mito que foi derrubado e tem feito muita diferença em todos os modelos de negócio de fitness.

O ideal para baratear esse investimento é buscar aplicativos de sistema de gestão de academias, pois além o custo, tem integração e entrega mais rápida do que um aplicativo feito do "zero". Isso é possível a um custo praticamente zero, considerando apenas o investimento no sistema de gestão, como no GoFit. 

Tal recurso tornou a possibilidade de oferecer um aplicativo de treino na academia algo totalmente acessível, uma possibilidade real para todos os tipos e tamanhos de academias ou estúdios. Se sua empresa ainda não começou a pensar como viabilizar isso, provavelmente está perdendo competitividade e alunos.

Agora imagine contratar um sistema de gestão e receber totalmente grátis um aplicativo para sua academia.

Isso é possível! O GoFit liberou o aplicativo para todas academias que fecharem QUALQUER plano!

Então corre lá e aproveite essa promoção, clique na imagem abaixo para acessar a página: