Ninguém gosta de perder dinheiro, certo? E quando sua academia perde dinheiro com situações que você poderia controlar é muito pior!

Muitas vezes os gestores voltam toda sua atenção para vendas e acabam esquecendo de focar em detalhes que prejudicam seu negócio diariamente.

Pensando nisso, listamos algumas situações bem comuns que podem ajudar muito sua academia a, não só parar de perder dinheiro, mas melhorar seus resultados

 

Conheça cinco situações comuns onde sua academia perde dinheiro e aprenda a evitá-las ou corrigí-las ainda hoje!

 

Não contabilizar pequenos gastos

Sabe aquela impressão que você tem que fazer na gráfica por R$5 reais ou quando acabam os copos descartáveis e você precisa repor muito rápido?

Você acaba pegando dinheiro do caixa, mas não registra a saída do valor e pensa “depois eu anoto a retirada”, esquece e no fim do mês não entende onde o dinheiro foi parar.

Este pode ser um dos motivos pelo qual a sua academia perde dinheiro.

Tudo que sair do caixa da sua academia, OBRIGATORIAMENTE tem que ser registrado, mesmo que seja questão de centavos, para evitar esse tipo de problema.

Além de organizar os gastos ao registrar os valores do mês atual, você pode planejar os gastos do mês seguinte e assim, sua academia não perde dinheiro.

Recomendamos a leitura: Entenda a importância de um planejamento financeiro para a sua academia.

 

Não trabalhar retenção e fidelização

Ter o cliente na sua academia não quer dizer que ele vai ficar lá sempre, muito pelo contrário, você deve pensar que quem está na sua academia deve ter sempre o mesmo tipo de atenção e dedicação que seus visitantes.

Dá até pra comparar a relação cliente/academia como um namoro.

Para conquistar você faz de tudo e mais um pouco, depois a relação vai esfriando aos pouquinhos, por que você está “garantido”.

É aí que está o problema! Um belo dia a pessoa vê que não tem atenção e não vê futuro e decide acabar tudo e você quer, de ultima hora, fazer tudo pra garantir que a pessoa não vá, mas já é tarde.

É muito mais fácil reter um aluno do que conseguir um novo, então acredite quando digo que esse tópico define se sua academia perde dinheiro ou tem muito sucesso!

Aproveita essa dica: Entenda a importância da satisfação do cliente para o seu negócio.

 

Não saber a quantidade de alunos

Dependendo do sistema que você controla sua academia, essa tarefa pode ser bem complicada e precisa de muito mais atenção.

Sei que muitos gestores controlam a quantidade de alunos por planilhas, mas a entrada e saída mensal de alunos pode tornar esse processo complicado demais!

E se você não sabe quantos alunos tem, como vai conseguir cobrar a mensalidade deles? Sempre vai acabar deixar algum aluno passar, principalmente se a frequência dele for baixa. Ele vai acabar saindo da academia e você não vai receber o que estava acordado.

Você PRECISA de um sistema para organizar sua gestão, economizar tempo, evitar qualquer erro desnecessário, caso contrário sua academia perde dinheiro à toa!

 

Não saber como receber o visitante

Sua academia perde dinheiro se recebe visitantes todos os dias, mas por falta de preparo ou organização, acabam deixando passar oportunidades de venda.

Essa situação vai fazer sua academia perder dinheiro à toa e pode ser resolvido com duas sugestões muito básicas, mas importantes. Vamos lá:

Organização

Parece até que brincadeira falar sobre organização, mas boa parte das academias não são muito organizadas e isso acaba dando prejuízo no seu negócio.

Uma boa dica é ter uma pasta ou planilha com dados de visitantes e possíveis clientes para te dar muito mais clareza ao planejar o passo a passo para conquistar esses clientes.

Programe contatos, retornos e aulas grátis a partir dessa organização e veja como sua academia vai melhorar seus resultados.

Preparar sua equipe

Sua equipe precisa se preparar para receber e converter visitantes em clientes.

É muito importante que eles estejam alinhados com os valores da sua academia e saibam informações como planos, valores e horários de aulas e funcionamento.

Faça perguntas para sua equipe a respeito da academia e faça com que eles se esforcem para ter tudo na ponta da língua.

Recomendamos este artigo: 8 ideias incríveis para alavancar as vendas na sua academia.

 

Ter um modelo de BV e não saber usá-lo na sua academia

É muito diferente você ter um BV na sua recepção e saber tirar o melhor proveito dele na sua academia.

O BV é uma ferramenta extremamente importante para ajudar a transformar o visitante em cliente, por conseguir dados importantes e apresentar o que ele precisa ouvir.

Coloque-se no lugar dele: se você quer emagrecer nos próximos 6 meses e gosta de bike, por exemplo, e a equipe sugerir o plano semestral com aulas de spinning, vai te animar muito mais do que se te empurrarem um plano anual só com musculação ou alguma luta.

Então foque no que o visitante quer para que ele tenha certeza que sua academia é o lugar certo pra ele.

Acredito tanto no BV que criamos um KIT GRATUITO com um ebook com dicas de vendas e 6 modelos que você só precisa clicar AQUI, baixar e sair usando.

 

Conclusão

Apesar de não parecer, algumas situações fazem você perder dinheiro e com o tempo esse valor somado vai te assustar, mas fica tranquilo que agora você pode corrigir esses erros e evitar que sua academia perca muito dinheiro.

E se você tiver alguma situação que não colocamos aqui, escreve pra gente nos comentários.

 

Agora, se você não quer ver sua academia perder dinheiro, organize sua gestão com o sistema GoFit, que vai otimizar seu tempo e organizar melhor seus dados.

Aproveite para testar GRATUITAMENTE o sistema por 15 dias e entenda o quanto o GoFit pode te ajudar!

academia perde dinheiro gofit