Saiba como fidelizar seus clientes de forma eficaz e reduza a inadimplência da sua academia utilizando 5 dicas matadoras!

Introdução

Você sabia que a razão da muitas academias terem uma taxa elevada de inadimplência é resultado da pouca dedicação que alguns gestores em cobrar os clientes? 

Bom, o momento de cobrar um cliente pode causar embaraço e até um certo desconforto, porém, isso faz parte do negócio e alguém precisa tomar a frente.

Afinal de contas, fugir do problema ou fingir que ele não existe não vai fazer com que ele diminua de tamanho! 

Pelo contrário, às vezes ele pode até aumentar. 

Então, o que faz com que alguns gestores deixem de lado essa parte tão importante no funcionamento da operação? 

Vamos ver abaixo, venha comigo! 

O que impede o gestor de fazer uma boa cobrança? 

Se formos responder de bate-pronto, temos alguns motivos que normalmente afastam o gestor do processo de cobrança:

a) Medo de se indispor com o cliente

b) Falta de disciplina

c) Ausência de controle financeiro

d) Falta de uma pessoa adequada para essa função.  

Todos estes motivos, apesar de contribuírem com a inadimplência, estão longe de serem a solução.

Aliás, em operações pequenas, onde o gestor é um autêntico "faz-tudo" dentro do negócio, ter alguém focado em fazer a cobrança, além de ser um sonho impossível, acaba sendo inviável.

Então, antes de você nos xingar e dizer que estamos confundindo sua cabeça mais do que ajudando, vamos mostrar abaixo como você pode reduzir a inadimplência em sua academia.

O segredo está no relacionamento 

Você já ouviu falar em CRM? Esta sigla (além de muitas outras) está em nosso Glossários de Termos de Gestão de Academia e significa: Customer Relationship Manager. 

Não se assuste com o termo inglês, achando que é algo que só as "grandes academias" podem ter. Vamos ter mostrar, com as 5 dicas abaixo, como você pode reduzir a inadimplência de sua academia sem ter que se desgastar com o seu cliente. 

1- Tenha uma comunicação ativa com o seu cliente

Uma das razões que alguns clientes alegam para solicitar o cancelamento da academia é: "vocês só entram em contato comigo para cobrar".

Claro que o nosso primeiro instinto é pensar "se ele não devesse, não haveria este contato".

Porém, o caminho certo é ter outros momentos de contato com ele. Existem alguns momentos em que você pode se comunicar com ele:

  • Aniversário
  • Dia da Mulher
  • Dia dos Pais
  • Dia das Mães
  • Páscoa
  • Natal

São muitas as opções para você ter uma comunicação rica e eficaz com ele, aumentando o vínculo dele com a sua academia.

Porém, existe um outro tipo de comunicação extremamente eficaz e que vai te ajudar muito no relacionamento com o cliente.

2- Estabeleça metas com o seu cliente

E além de estabelecer essas metas, o primordial é que você celebre com ele quando atingir!

Isso vai fazer com que ele se lembre de quem o ajudou a conquistar seus objetivos, aumentando a percepção de valor que ele possui de sua academia.

E partir do momento em que ele tem uma percepção clara do valor de sua academia, a tendência é que ele não deixe de pagar pelo serviço que tem feito tão bem a ele, concorda? 

3- Fique de olho na frequência de seu cliente

O raciocínio aqui é inverso ao que dissemos na dica anterior: se ele percebe o valor que sua academia tem na conquista de seus resultados, ele vai colocar no topo das prioridades.

Porém, se ele sequer está frequentando a academia, isso significa que ele não percebe o menor valor no serviço. 

Imagine então, se ao invés de um e-mail ou uma mensagem convidando para ele retomar seus objetivos, ele recebe um e-mail de cobrança? 

Essa é a fórmula certa para um cancelamento! 

4- Experimente trocar os planos longos 

Durante muito tempo, era comum o gestor achar que a melhor maneira de fidelizar um cliente era através de planos longos, de preferência com uma multa de cancelamento. 

O que sabemos é que o comportamento do consumidor mudou e embora esse tipo de contratação seja realmente mais cômoda a longo prazo, é importante você saber que isso pode, muitas vezes, dificultar o processo de vendas! 

Como o consumidor tem dificuldade em se vincular a algo de longo prazo, talvez seja a hora de você "confiar no seu taco" e investir no plano mensal, de preferência através do débito recorrente no cartão de crédito, confiando que irá proporcionar uma boa experiência ao cliente! 

E, se colocar em prática as 3 dicas anteriores, é bastante provável que você tenha um cliente leal e fidelizado, sem plano longo e multas de cancelamento. 

5- Tenha um sistema de gestão 

Você pode criar réguas de relacionamento e fluxos de comunicação com o seu cliente "na unha", porém, existem sistemas de gestão que automatizam todo o CRM, diminuindo o seu trabalho e tornando possível a comunicação eficaz. 

Quando falamos de operações enxutas em academias pequenas, isso se torna praticamente essencial! 

Clique aqui se você quiser testar o GoFit gratuitamente, conhecendo as ferramentas de CRM e colocando em prática as dicas para reduzir a inadimplência em sua academia.