Saiba como essas 5 dicas matadoras vão mostrar a importância de um fluxo de caixa para academia, que vai garantir mais segurança em sua gestão. 

Para que sua academia esteja com a saúde financeira em dia, é preciso estar atento a diversos aspectos financeiros como, por exemplo, número de alunos matriculados, qual o nível de inadimplência, de que forma estes alunos fazem os pagamentos, gastos com professores, materiais e outros gastos que fazem parte da rotina de uma academia.

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que te permite acompanhar todos estes dados e compreender melhor como estão as finanças da sua academia.

Acompanhe abaixo 5 dicas para um fluxo de caixa impecável na sua academia além de aprender como ele pode turbinar a sua gestão. 

Qual é a importância do fluxo de caixa para academia? 

A compreensão do que é o fluxo de caixa é o primeiro passo para que você possa implementá-lo e aproveitar ao máximo os seus benefícios. Apesar do nome, esta ferramenta deve conter não somente os valores no seu caixa, mas também aqueles que estão nas contas correntes da academia e nas aplicações de curto prazo ou seja, que podem ser facilmente convertidas em dinheiro.

Um fluxo de caixa também contará, em sua elaboração, com o registro das entradas que, no caso da sua academia, serão representadas pelos valores pagos pelos alunos e que estão relacionados aos pacotes adquiridos e mensalidades.

Outro ponto importante é o controle das despesas ou saídas que estão relacionadas ao pagamento dos professores, compra de equipamentos, materiais necessários no dia a dia, entre outros gastos que fazem com que a sua academia funcione da melhor forma possível todos os dias.

Com a comparação dos saldos iniciais de caixa, bancos e aplicações, com as entradas e saídas, você obterá o seu fluxo de caixa do período.

Faça o fluxo de caixa na sua academia

Agora que você já sabe o que é, passe a fazer o fluxo de caixa na sua academia.

Para começar, será necessário estabelecer uma data de corte que será o momento em que você registrará os saldos iniciais de caixa e equivalentes.

Depois disso, é necessário registrar, de forma detalhada, todas as entradas e também todas as saídas de recursos financeiros.  Ao comparar esses dados, será possível saber quanto a sua academia possui de recursos financeiros para usar de acordo com as suas necessidades.

Use um software de gestão para elaborar o fluxo de caixa na academia

Para que você possa otimizar tanto o registro quanto a análise das informações geradas pelo seu fluxo de caixa é ideal que seja utilizado um bom software de gestão.

Além de permitir que as informações sejam registradas de forma padronizada, essas soluções permitem que os dados sejam acessados de diferentes dispositivos, o que garante mais objetividade e agilidade à sua gestão.

Além disso, um bom sistema possibilitará economias de recursos tanto financeiros quanto humanos, já que evita erros e, por consequência, retrabalhos no registro dos seus dados. Outro destaque para o uso do software está na segurança dos dados que possuem backups rotineiros, o que garante que a informação registrada não será perdida.

Tenha alguns cuidados com o fluxo de caixa na academia

Ao implementar o fluxo de caixa na sua academia, alguns cuidados são necessários:

O primeiro deles é registrar todas as entradas e saídas, independentemente do valor, já que no final do período analisado, o valor acumulado destes poderá fazer a diferença nos seus recursos financeiros.

Outro cuidado é o registro detalhado e, preferencialmente, com o uso de documentos que comprovem as transações  como, por exemplo, notas fiscais, contratos de prestação de serviços, entre outros, que possam validar os registros.

Caso a sua academia receba cheques pré-datados dos seus alunos, tenha o cuidado de somente registrá-los na data em que forem descontados e que já estiverem em sua conta corrente, uma vez que somente neste momento eles passam efetivamente a fazer parte do fluxo de caixa.

Se você costuma usar cheques pré-datados para o pagamento de fornecedores ou parcelar alguma conta, lembre-se de registrar estes valores somente quando ocorrer a saída de seus recursos financeiros.

Estabeleça métricas para medir seus resultados

O fluxo de caixa, além de permitir uma melhor organização financeira, ainda permite que sejam feitas análises importantes para uma boa gestão. Uma dessas possibilidades é o estabelecimento de métricas de receitas, por exemplo, que podem ser calculadas com base em dados históricos e projeções de sua academia para períodos futuros.

Com o uso de seu software de gestão, também fica mais fácil entender  para onde está indo o dinheiro da sua academia. Isso poderá ser feito com base na análise das suas saídas, que mostrarão quais foram os principais gastos.

Estas ações são necessárias para cortes de despesas, substituição de eventuais produtos ou ainda lançamento de promoções buscando mais alunos, oferecimento de desconto e investimento ou estratégias de retenção.

Ou seja, usar o fluxo de caixa na academia é uma excelente opção para que você melhore os seus processos de tomada de decisão, definindo estratégias que melhoram o seu resultado.

O Fluxo de Caixa para academia é mais que uma ferramenta

Você já pode perceber que um bom controle do fluxo de caixa possui várias vantagens, mas é claro que existem ainda mais. Uma destas possibilidades é o uso projetado do fluxo de caixa, que nada mais é do que uma previsão de entradas e saídas, permitindo que você crie uma reserva financeira para aqueles períodos em que sua academia possui menos procura. 

Com o resultado em mãos, você poderá se planejar para investir na compra de equipamentos ou ainda na melhoria de algumas áreas que precisam de reparos, de acordo com a condição financeira que foi apurada.

Conclusão

Esperamos que você tenha compreendido o que é o fluxo de caixa e quais são os componentes que fazem parte da elaboração desta ferramenta de gestão.

A sua lição de casa é implementar o fluxo de caixa em sua academia, além de compreender a importância e as vantagens que um software de gestão podem trazer para a sua rotina.

 

 

teste software para academia