É natural que, em tempos de crise, o primeiro pensamento das pessoas seja no corte de gastos. Isso também é comum no âmbito das academias. Quando o orçamento aperta, é normal que os alunos cogitem cortar despesas e a atividade física pode estar entre elas. Da mesma forma, os gestores também pensam em segurar os gastos e diminuir os investimentos.

Porém, você já parou para pensar que esse deve ser justamente o momento de maior investimento? É hora de focar em retenção de alunos, captação e apostar em diferenciais para que seu público considere que cuidar de si mesmo é uma prioridade.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as razões pelas quais não se pode abrir mão do investimento em academia. Confira!

Focar no atendimento

Esse é um excelente ponto a ser explorado, pois proporciona ótimos retornos na fidelização com um custo muito baixo.

Faça pesquisas de opinião, busque saber o que é que seu aluno está buscando e direcione seus esforços nesse sentido. As ações podem ser desde horários mais flexíveis, condições diferenciadas de pagamento até mesmo oferecer uma toalha fresca no final do treino.

O aluno que sente que tem atenção real fica satisfeito e ainda faz a preciosa propaganda gratuita e espontânea.

Fazer parcerias estratégicas

Em momentos de dificuldade, lembre-se de que todos estão no mesmo barco e que quem se une se fortalece. Sendo assim, busque outros empreendedores que possam ter interesse em fazer parcerias e ofereça aos seus alunos degustações, palestras, aulas experimentais e descontos.

Procure por áreas que têm público-alvo em comum: nutricionistas, empresas de comida fitness, lojas de suplementos, de roupas esportivas… há muitas ações que podem ser exploradas nesse sentido.

A grande vantagem, além das indicações mútuas, é saber que ambos já mobilizam pessoas com interesses em comum, que buscam pelas coisas que os parceiros oferecem de forma complementar!

Ampliar e fortalecer os meios de comunicação

Essa é uma estratégia capaz de gerar bons resultados tanto na retenção quanto na captação de alunos. Sua academia tem um bom engajamento nas redes sociais? Oferece respostas rápidas, conteúdo relevante para o público e fomenta a interação dentro da comunidade virtual?

Há ações simples e eficazes para chamar a atenção mesmo em meio ao mundo de informações das redes sociais. Aposte em boas imagens, artigos com temas de interesse do seu público, faça sorteios e promoções.

Use esses canais para mostrar a satisfação dos alunos: nada mais verdadeiro do que o depoimento de quem frequenta, contando para todo mundo como está feliz por fazer parte da sua academia.

Investir na equipe

Seus professores, recepcionistas e demais colaboradores são as pessoas que têm contato direto com seus alunos. Imagine como o profissional que não está satisfeito no trabalho impacta negativamente a percepção do seu aluno?

Verifique junto ao seu time como é que eles se percebem dentro da academia e da equipe, o que esperam e como podem atuar para que todos saiam ganhando. Pense em recompensas, premiações, ações de reconhecimento público.

Parcerias também podem gerar benefícios aos profissionais que trabalham com você. Quem sabe não é uma boa hora para buscar a assessoria de um coach?

Uma boa gestão de pessoas retém os colaboradores, evita a rotatividade de profissionais e, consequentemente, impacta na retenção dos alunos.

Ser competitivo

Se, em tempos de crise, seus concorrentes estão deixando de investir em suas academias, é hora de sair na frente e fazer justamente o contrário. Há muitas formas de se investir sem que isso necessariamente signifique gastar mais.

Procure saber as lacunas que a concorrência está deixando e ofereça soluções nesse sentido. Também é interessante disponibilizar serviços diferenciados e especializados, como atividades para crianças, mulheres ou terceira idade. Flexibilizar os pagamentos é algo importante e pode ser um excelente negócio, se for atrelado a planos que fidelizem os alunos.

Investimento em academia não necessariamente quer dizer custos altos; por isso, deve fazer parte das estratégias constantemente. Mesmo em períodos de crise econômica, manter os investimentos é vantajoso para a academia e para o gestor.

Quer ficar sempre a par das melhores dicas e soluções de gestão para o mundo fitness? Siga-nos nas redes sociais — Facebook e Google+ — e fique por dentro das novidades!