Se você preferir, pode conferir o conteúdo deste post em formato de áudio! Clique no player abaixo e ouça:

 

Uma academia ou estúdio, assim como qualquer negócio, possui uma série de custos. Esses custos representam a soma dos gastos que estão diretamente ligados ao produto ou serviço. 

Para não ficar no vermelho é essencial identificar todos eles e, assim, conseguir controlá-los. Para ajudá-lo a começar o planejamento, Rogério Soares, proprietário da academia Rubel, selecionou os cinco principais custos de uma academia e como contê-los. 

1. Folha de pagamento

A folha de pagamento de uma academia deve representar até 35% do faturamento. Dessa forma, ela deve ser controlada, afinal, qualquer deslize será convertido em queda nos rendimentos.

Para conter a folha de pagamento, Rogério afirma que deve-se criar um organograma interno. Ou seja, uma planilha em que o gestor consiga ter a visão sistêmica da academia e, com isso, tenha ferramentas para estabelecer o número exato de pessoas para preencher o quadro de funcionários e identificar se a grade de aulas está enxuta, mas que atenda às necessidades da academia, por exemplo. 

Segundo Rogério, um erro comum é “ao invés de cortar custos, cortar a qualidade e diminuir o volume de aulas sem critério”. Além disso, deve-se ter um plano de salário, no qual o gestor consiga estabelecer o salário A, B e C e, dessa forma, equilibrar a folha de pagamento. 

2. Locação/aluguel

A locação ou o aluguel são custos fixos e, por isso, não tem como diminuí-los. Entretanto, o que pode ser feito é otimizar ao máximo o espaço da academia. De acordo com Rogério Soares, deve-se melhorar a relação com o aluguel ao aumentar a área de produção. Algumas dicas são: redimensionar o tamanho da recepção, aumentar a sala de ginástica e sublocar salas vazias para não ficar com espaço inutilizado.  

 

3. Utilidades

O custo referente a utilidades está relacionado às despesas comuns, como água, luz e gás. O principal erro em relação a isso é o descontrole. Afinal, esses custos devem diminuir toda semana. 

“Uma dica é ter equipamentos que geram economia. Equipamentos velhos só dão problema e gastam mais do que os novos. A tecnologia nos últimos 10 anos evoluiu para a redução de custos. A iluminação de led contribui para a redução de custos e tem uma vida útil muito melhor. Se preferir, invista na iluminação natural”, ressalta Rogério Soares. 

4. Manutenção/material de consumo

Quando o assunto é manutenção, a regra básica é comprar em grande quantidade e, principalmente, regular o uso dos materiais de consumo. Para isso, “negocie com os fornecedores e crie uma rotina de manutenção preventiva na academia e não corretiva”, como afirma Rogério.

Outra dica de como conter esse custo é criar um cronograma de limpeza e estipular quando o vestiário deve ser lavado e quando o detergente limpa pedras deve ser usado, afinal, ele danifica o piso se for utilizado sem controle. “Deve-se orientar quando, a quantidade e a maneira correta de limpar. A mangueira é o pior consumista de água. Então, não pode ter medo de comprar um equipamento que diminua o consumo de água”, garante o proprietário da Rubel. 

5. Serviços contratados

Os serviços contratados são todos aqueles que você necessita por um período determinado. Ou seja, um serviço de informática ou de marketing, por exemplo. Para conter esse custo é importante especificar o que a academia precisa e, assim, otimizar o serviço contratado. 

Deve-se levar em conta se há a necessidade de contratar uma pessoa que esteja disponível para solucionar problemas primários da academia, como o conserto do encanamento, por exemplo, ou identificar a necessidade de ter contratos fixos com prestadores de serviços.

...

E aí, esses custos também são os principais da sua academia, estúdio e box? Você consegue fazer a gestão certinha desses custos a ponto de controlá-los e evitar que eles crescem muito?

Sabia que com o GoFit você pode controlar com muito mais eficiência os custos do seu negócio, além de ter o controle diários das principais fontes de receita e despesas? Faça um teste agora mesmo, são 15 dias grátis para você usar e ver a diferença que é ter um controle constante dos custos da sua academia, estúdio ou box.