Um dos maiores desafios dos donos de academia e estúdios é manter o controle das contas em dia. Muito se fala da organização de contas a pagar para garantir um fluxo de caixa verde no final do mês, mas, você sabia que para alcançar esse objetivo, é imprescindível um bom gerenciamento das contas a receber?

Pois é, embora seja um tema pouco explorado — e muitas vezes até mesmo negligenciado —, se manter organizado nos valores que lhe são devidos exige muita atenção e disciplina. Afinal, não são raros os empreendedores que, por terem que desempenhar diversas funções, se vêem perdidos e desorientados em meios a tantos números.

Se este é o seu caso, nada de pânico! Separamos algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a desvendar esse “mundo misterioso” dos números, otimizando seu controle das contas a receber e melhorando a gestão financeira do seu estúdio de pilates ou de sua academia. Você não pode perder!

Por que se preocupar com a organização das contas a receber?

Parece uma pergunta simples, mas na verdade, poucos empreendedores entendem o real motivo para se organizarem e dedicarem um tempo para colocar em dia a gestão das contas a receber.

Ter um controle preciso do que o estúdio dispõe de crédito é fundamental para avaliar o que está acontecendo no presente do seu negócio, bem como planejar investimentos futuros. Além disso, é uma excelente ferramenta que fornece muitas informações importantes, como descontos concedidos e identificação dos principais clientes, o que ajuda na tomada de decisões gerenciais.

Por isso, separe um tempinho e mergulhe de cabeça nas suas contas a receber. Confira nossas dicas!

1. Organize-se em primeiro lugar

Conseguiu mais um cliente para o seu estúdio de pilates? Que maravilha! Mas não se esqueça de exercitar toda a sua organização e disciplina na hora de manter a organização de todos os dados referente a esse cliente. Nunca perca de vista as datas de vencimentos das contas a receber e suas formas de pagamento.

Acompanhando de perto os créditos a receber, você poderá identificar os perfis de clientes do seu estúdio: os que pagam com antecedência, os que atrasam e até mesmo os inadimplentes. Assim, ficará mais fácil criar estratégias para lidar com cada um desses perfis, como ações que estimulem o pagamento antecipado em troca de vantagens.

Outra dica importante para manter a organização das contas a receber é automatizar as cobranças. Assim, o risco de atrasos de pagamento por atraso nas emissões de cobranças é praticamente anulado.

2. Use um software de gestão

Se você ainda faz o controle das suas contas a receber por planilhas manuais, está na hora de rever seus conceitos. Afinal, com elas, é muito mais fácil perder dados e acabar incutindo em erros. 

Com um software de gestão online, além do controle bem maior das contas, seja a receber ou a pagar, fica mais fácil fazer previsões, enxergar a situação financeira do seu estúdio e ainda calcular o impacto que os atrasos de recebimento têm causado no seu negócio. Tudo isso com agilidade, precisão e em qualquer lugar que você estiver! 

3. Tenha uma rotina para checagem das contas a receber

De nada adianta você organizar a gestão das contas a receber uma vez e se esquecer de atualizar a planilha, deixando-a escondida no computador.

Crie o hábito de fazer a checagem dos recebimentos e lançamento de dados. Com esse monitoramento constante será muito mais fácil se resguardar de erros e garantir um controle total e mais segurança na gestão financeira do seu estúdio.

4. Saiba cobrar

Você fica constrangido na hora de cobrar os seus clientes? Se sua resposta foi sim, está na hora de mudar esse comportamento! Afinal, é seu direito receber, além do que atrasos prejudicam e muito o fluxo de caixa de qualquer negócio.

Por isso, exercite técnicas de cobrança: envie lembretes por mensagem e, se não funcionar, faça contato direto com os clientes, sempre primando pela educação e cortesia, evitando fazer com que o cliente se sinta, também, embaraçado com a situação.

Quer receber outras dicas sobre gerenciamento financeiro e contas a pagar? Siga-nos nas nossas redes sociais — Facebook e Google+ — e não perca nenhum conteúdo!