Sua academia está fazendo sucesso e você quer aproveitar para alavancá-la e ter um bom retorno financeiro? Existe uma técnica simples, que pode ser usada em lojas físicas ou virtuais, capaz de gerar bons resultados e melhorar o faturamento do seu negócio: o upsell.

Se interessou em implementá-lo? Então confira o conteúdo deste post e veja como ele pode potencializar os seus resultados!

O que é upsell?

O upsell é uma estratégia de venda que consiste em oferecer um segundo produto e/ou serviço que seja muito vantajoso para o consumidor que já está em um processo de compra.

Esse produto deve estar sempre relacionado com a compra, podendo ser uma linha superior da mesma marca ou um acessório, por exemplo. O objetivo dessa técnica é fazer com que o cliente aumente o valor da compra que já está disposto a fazer.

Como funciona?

Em vendas on-line, o usuário recebe sugestões de produtos associados antes de fechar a compra. Como o processo de compra já está iniciado, é prático para o cliente adquirir mais um produto, caso este seja interessante, consolidando o upsell.

Em situações de venda presencial, os produtos são oferecidos verbalmente ao cliente durante o encerramento de suas compras.

Como exemplo prático, imagine que você é um aluno de academia e vai pagar a mensalidade. No ato do pagamento, o dono oferece a opção de um pacote de mais três meses com 30% de desconto, caso aceite a oferta naquele momento. Se você estiver comprando um produto da academia, ele pode lhe oferecer uma marca superior por um preço um pouco maior.

Em ambos os casos, a oferta é extremamente atraente e tem grandes chances de ser aceita, trazendo benefícios para os dois.

Como implementar?

O primeiro passo para utilizar o upsell é conhecer bem o seu público-alvo e coletar as informações necessárias para desenvolver uma estratégia.

Caso deseje trabalhar com os clientes que já possui, o processo é ainda mais fácil: basta utilizar as fichas de inscrição para mapear idades, gêneros, atividades, entre outras informações, ou até mesmo fazer pesquisas internas de opinião.

O próximo passo é definir quais são os produtos ideais para o público que você deseja atingir e quais produtos disponíveis são complementares e elegíveis para fazer um upsell. Com isso, faça algumas combinações para vendas, montando alguns combos ou mesmo fazendo promoções de descontos.

Quais os benefícios?

Um dos principais benefícios é o aumento das vendas e consequentemente o retorno financeiro, além do reforço da marca entre o potencial público consumidor.

Outra vantagem é a possibilidade de apresentar ao cliente novas opções de produtos e serviços que talvez passassem despercebidas, aumentando suas opções de compra.

Vale lembrar que o objetivo dessa técnica é fazer uma proposta benéfica ao cliente, oferecendo uma compra mais vantajosa. Caso ele decline sua oferta, não se deve insistir demasiadamente, sob o risco de perder o cliente e a compra original.

Neste texto, vimos o que é, como funciona, como implementar e quais os principais benefícios do upsell, para usá-lo de forma prática e garantir o sucesso de seu negócio, oferecendo produtos de qualidade e fidelizando seu cliente. Boas vendas!

Gostou das dicas? Siga a GoFit nas redes sociais e descubra mais informações para gestão de academias!