Se você é dono de uma academia pequena ou média, provavelmente já cometeu o erro de misturar as finanças pessoais com as do seu negócio. Essa é uma prática perigosa que pode levar ao desequilíbrio financeiro, comprometendo os resultados da academia.

Quando as contas estão misturadas, fica praticamente impossível avaliar o desempenho da academia e planejar estratégias de crescimento.

Controle e organização são vitais para a sobrevivência de qualquer negócio. Por isso, preparamos esse post para te ajudar a entender a importância de separar as finanças pessoais das finanças da academia. Acompanhe!

Por que separar as finanças pessoais

Planejamento financeiro e controle de custos são peças cruciais na gestão de qualquer empreendimento, independente do seu porte. É importante conhecer quais áreas do seu negócio recebem mais investimentos e qual o retorno que elas oferecem.

Se você misturar as finanças pessoais com as contas da academia, não terá controle sobre o faturamento e a margem de lucro, e nem mesmo saberá quanto dinheiro tem disponível para o orçamento doméstico.

Por outro lado, separar as finanças garante que você se planeje melhor, tanto em casa quanto na academia, e tome decisões mais acertadas.

Como separar as despesas

Você precisará de organização e disciplina para criar o hábito de separar as contas, mas não precisa se preocupar — com o tempo, a separação se tornará uma tarefa automática. Confira estas dicas!

1.    Estabeleça um valor para suas retiradas

O fato de você ser dono do negócio não significa que pode retirar dinheiro da academia a todo momento. Defina um salário compatível com o mercado e limite suas retiradas a esse valor.

Não confunda o lucro mensal da academia com o seu salário. É preciso separar um valor também para manutenções, novos investimentos e melhorias.

2.    Tenha contas bancárias separadas

Movimentações pessoais e da academia não devem se misturar. Por isso, mantenha uma conta de pessoa física e uma conta de pessoa jurídica. Dessa maneira você facilitará seu controle financeiro e até mesmo as suas declarações fiscais.

3.    Não leve as despesas domésticas para a academia

Não utilize recursos da academia para pagar contas domésticas e vice-versa. Cartões, veículos, telefones e outros recursos da academia devem ser usados apenas para fins comerciais. Caso você utilize apenas um carro, por exemplo, as despesas devem ser divididas entre você e a academia.

4.    Contabilize todos os gastos

Não deixe de registrar e contabilizar nenhuma despesa da academia. Mesmo com o dia a dia corrido, é importante fazer a gestão dos custos para entender a real situação financeira do seu negócio.

5.    Utilize a tecnologia

Use os recursos tecnológicos existentes para facilitar seu controle financeiro. Vale a pena investir em soluções específicas para o seu mercado. Existem diversos softwares e aplicativos que atendem a todas as necessidades do ramo de academias.  

A importância do controle financeiro

A falta de experiência em planejamento e gestão financeira é um grande problema para muitas academias de pequeno e médio porte. A má gestão financeira pode comprometer o rendimento do seu negócio e afetar também o seu orçamento doméstico.

Conhecer todos os seus gastos garante que você se planeje e mantenha a rentabilidade da sua academia. Mantenha a organização das finanças pessoais e das contas da academia e verá grandes avanços nos seus negócios.

E aí? Gostou da leitura? Acompanhe nossas páginas no Facebook, Google+ e Youtube para ficar por dentro das nossas dicas e atualizações!